domingo, 4 de abril de 2010

Hotelaria e Mudanças Estruturais




HOTELARIA NO BRASIL
A hotelaria é uma indústria de serviço que possui características organizacionais peculiares. Sua principal finalidade é o fornecimento de hospedagem, segurança, alimentação e demais serviços inerentes à atividade de receber. O Brasil é um país com uma recente “tradição empresarial” no setor hoteleiro. Aqui, a hotelaria teve origem com as hospedagens pertencentes aos portugueses, na maioria das vezes, localizadas nas próprias moradias dos proprietários. É comum a afirmação de que o primeiro hotel de classe internacional brasileiro foi instalado no Rio de janeiro, em 1816, sendo de propriedade do francês Louis Pharoux (1). Desde então, os empreendimentos hoteleiros procuravam adotar características de estabelecimentos europeus em seus serviços e instalações.
Somente após a segunda Guerra Mundial, com as grandes transformações tecnológicas e o desenvolvimento industrial crescente, a hotelaria brasileira passou a se aperfeiçoar e criar conceitos próprios, estabelecendo regras e normas que direcionaram suas atividades, muito embora, ainda alguns hotéis - por exemplo, o Copacabana Pálace e o Hotel Glória - ainda reproduzissem o padrão europeu de serviços.

(1) http://www.hoteliernews.com.br/HotelierNews/Hn.site.4/NoticiasConteudo.aspx?Noticia=35707&Midia=1

A ADMINISTRAÇÃO HOTELEIRA

Como já afirmado acima, no Brasil, até recentemente, as administrações hoteleiras eram em sua maior parte familiares. O proprietário do estabelecimento era o único administrador, contando, além de sua família, apenas com auxiliares para a realização dos serviços gerais. Entretanto, o avanço tecnológico e a crescente internacionalização econômica, acirraram a concorrência, gerando a necessidade de mudanças e maior racionalização na condução dos negócios. Nos últimos anos, os processos administrativos - na hotelaria - tem sido influenciados, sobretudo, pelas experiências americana, japonesa, francesa, que empreenderam métodos modernos e eficientes na operacionalização dos serviços.
As especializações de colaboradores, nos diversos seguimentos, tornam-se cada vez mais necessárias e obrigatórias. A expansão do parque hoteleiro, combinado com o aumento da concorrência, exigiu que a administração hoteleira se profissionalizasse. A presença das redes internacionais no país tem contribuído para a maior qualificação da mão de obra, bem como na melhoria de qualidade dos serviços prestados. Na atualidade, o profissional do setor de serviços, especialmente o de hotelaria, precisa sempre estar se atualizando, acompanhando as mudanças impostas pela globalização.

MUDANÇAS ESTRUTURAIS

Criar uma estrutura material e humana, capazes de possibilitar a execução de tarefas de maneira eficaz e eficiente é uma das regras básicas da administração. O planejamento na Hotelaria deve levar em consideração as opiniões da parte mais importante e vital: o hóspede. No ramo hoteleiro brasileiro há – basicamente - dois tipos de organizações administrativas: a tradicional e a moderna. Na forma tradicional, o hóspede é a base da pirâmide hierárquica e, na moderna, a presidência passa a ser a base da pirâmide.

No modelo tradicional, o sistema de administração é centralizado, em que se observa uma rígida obediência hierárquica, sem discussões, propostas e pouco espaço para a criatividade. Prevalecem, em geral, as estruturas organizacionais do tipo divisional, com setores e subsetores trabalhando de forma estanque, conforme suas especializações. No modelo moderno, busca-se a integração completa entre as diversas atividades e níveis hierárquicos da estrutura organizacional. O organograma deixa de ser hierárquico, passando a ser funcional. A estrutura administrativa é enxuta e flexível, de modo a se obter maior agilidade nos diversos processos. Os colaboradores tem conhecimento de toda a empresa, possibilitando assim a execução da multifuncionalidade na execução das tarefas.

Na moderna forma de administração hoteleira, os processos de tomada de decisões e delegações de competências estão cada vez mais próximos da operação. As equipes de trabalho passam a ser multidisciplinares e multifuncionais, evitando a segregação de competências. Atualmente, todos os seguimentos, principalmente o de hotelaria, estão concorrendo em um ambiente composto por organizações horizontais e em rede. A comunicação nesse novo modelo organizacional assume importância crucial. É a capacidade de comunicação interna que permite a criação de um quadro de referência, comum a todos os colaboradores, sobre o que é a empresa, consolidando, portanto a identidade da organização, facilitando assim a execução das diversas tarefas.
O setor hoteleiro vem passando por diversas transformações. Atualmente, na era do conhecimento e da velocidade, as relações de trabalho precisam ser flexíveis, permitindo assim maiores possibilidades de sucesso empresarial. Os sistemas de recompensa deverão ser estruturados de forma a abarcar um conjunto de contrapartidas materiais e imateriais. Uma gestão de comunicação fundamentada na divulgação da missão, cultura e projeto da empresa, respeitando as diferenças individuais e maximizando as relações de comunicações existentes, propicia o engajamento dos colaboradores no processo de consolidação da empresa.

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