A Prefeitura Municipal do Recife costuma organizar ou apoiar comemorações, shows e sarais. Praticamente em toda semana, sobretudo nos períodos de carnaval e São João, algum mercado público conta com alguma apresentação cultural.
Se for ao Recife, não perca a oportunidade de visitar um mercado público. Eu sugiro o Mercado da Madalena, onde é possível comer uma excelente carne de sol e escutar o autêntico forró pé de serra.
Foto: Inês Campêlo/DP/D.A Press
Mercado de Casa Amarela Estrada do Arraial, 1930, Casa Amarela. Inaugurado no dia 9 de novembro de 1930, o mercado tem atualmente 100 boxes, onde são oferecidos produtos regionais, como queijo de coalho e charque (vinda diretamente do Sertão do estado), além de carnes, frutas, ervas e artesanato. Na área externa do mercado, estão localizados bares e restaurantes - alguns chegam a funcionar 24 horas por dia, oferecendo as três refeições ao público.
Foto: Inês Campêlo/DP/D.A Press
Mercado da Madalena Rua Real da Torre, 270, Madalena. Telefones: 3445-1170. O Mercado da Madalena foi construído no ano de 1925 e recebeu no início o nome de Mercado Bacurau, por funcionar à noite. O Mercado, hoje, conta com 180 boxes, que comercializam gêneros alimentícios e utilitários, até mesmo a prestação de alguns serviços como barbearia, costura e sapateiro. É também ao lado do mercado que acontece a tradicional feira de passarinhos, autorizada e regulamentada pelo Ibama em 1997. Entre as iguarias oferecidas, pratos regionais como munguzá, tapioca, cuscuz, sarapatel, galinha de cabidela e buchada. Aberto de segunda a sábado das 5h30 às 17h30, e aos domingos das 5h30 às 13h.
Mercado da Ribeira Rua Bernardo Vieira de Melo, s/nº, Ribeira, Olinda, 3439-9708. O Mercado da Ribeira funcionou como antigo mercado de escravos, no século XVI. Os antigos calabouços que os negros ficavam se transformaram em várias lojinhas de artesanato. Entre os objetos que podem ser encontrados por lá, peças de barros, artigos de renda, couro e palha, além de suvenires de Pernambuco. É do mercado que também pode se apreciar as ruínas do antigo Senado de Olinda, parte do sítio histórico. Aberto diariamente das 9h às 18h30. Algumas lojas ficam abertas até às 21h.
Mercado das Frutas Largo do Rosário, s/n, Santo Antônio. O mercado foi inaugurado em 1970 e foi ocupado pelos comerciantes da Rua Mathias de Albuquerque, que na época era conhecida como beco das frutas, e pelos ambulantes de uma das transversais da Rua Nova, que vendiam queijos. O mercado conta com 29 boxes, que vendem frutos e laticínios. É lá que pode ser encontrado o autêntico queijo manteiga, queijo coalho, e manteiga de garrafa. Aberto de segunda a sábado, das 7h às 19h.
Mercado de São José Praça Dom Vital, s/n, São José. Telefone: 3424-2322/ 8221. O Mercado de São José foi inaugurado em 1875 e representa uma das primeiras construções do Brasil com toda a estrutura feita em ferro. A construção seguiu o modelo do Mercado de Grenelle, na França, e está localizada na praça conhecida como Praça do Mercado, onde está localizada a Basílica de Nossa Senhora da Penha (1870). O Mercado tem 542 boxes, onde são comercializados artesanato, carne e peixe frescos. Aberto de segunda a sábado, das 5h às 15h30; e aos domingos das 6h às 12h.
Mercado Eufrásio Barbosa (Mercado do Varadouro) Avenida Sigismundo Gonçalves, s/nº, Varadouro, Olinda, 3439-2911. Cravado bem na entrada da cidade, no século XVII foi sede da antiga Casa da Alfândega Real, onde se vendiam produtos vindos da Europa, como os tecidos finos, que eram pendurados em varas de madeira com pedaços de ouro nas pontas. Daí o nome popular do local: varadouro. É parada certa de admiradores da cultura popular nas tardes de domingo, quando grupos folclóricos fazem apresentações de maracatu e coco-de-roda. Aberto de segunda a sábado, das 9h às 17h30.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário