De 22 a 31 de outubro de 2010, Florianópolis será palco de mais uma edição da FENAOSTRA – Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana. Trata-se de um verdadeiro festival realizado no Centrosul, Centro de Convenções de Florianópolis, que mobiliza a cidade durante 10 dias, com uma agenda repleta de atrações gastronômicas, folclóricas e culturais.
A FENAOSTRA surgiu há 12 anos para divulgar a ostra catarinense e abrir, assim, novos mercados para os produtores.
É uma festa popular, que celebra a cultura açoriana da Ilha de Santa Catarina, festejada atualmente como um dos destinos turísticos mais procurados do País. Reconhecida como a Capital da Inovação, por despontar no cenário nacional como um dos mais destacados pólos tecnológicos brasileiros, Florianópolis também vem se consolidando como uma verdadeira grife, quando o assunto é a produção de ostras.
A capital catarinense responde hoje por 95% da chamada ostra do pacífico cultivada no País, comercializando 1.301.500 toneladas em 2009. Nada mais natural, então, que o molusco tenha virado protagonista de um grande festival de gastronomia e cultura, a FENAOSTRA.
O evento atrai um número cada vez maior de visitantes, consolidando-se como a única promoção do gênero no País a reunir, em um mesmo espaço, atividades nas áreas gastronômica, técnico-científica, econômica e cultural, dando ênfase à cultura açoriana.
A organização investe na força das redes sociais para potencializar a divulgação do evento e atrair um público bastante diversificado e, ao que tudo indica recorde.
A Fenaostra 2010 vai usar e abusar das ferramentas de divulgação via Internet. Além do site, www.fenaostra-floripa.com.br, o público vai poder acompanhar toda a movimentação da festa via Twitter, www.twitter.com/fenaostrafpolis e pelo perfil na rede de relacionamentos Orkut: "Fenaostra de 22 a 31 de outubro".
O carro-chefe é a gastronomia, com espaços destinados a saborear ostras e outros frutos do mar, preparados das mais diversas formas. A agenda prevê concursos que estarão sob a responsabilidade da ABAGA – Associação Brasileira da Alta Gastronomia, através da Presidente da ABAGA em Santa Catarina Sonia Jendiroba.
A cultura será destaque, com um pavilhão especialmente concebido para a comercialização do artesanato ilhéu, além de uma vasta programação artística com as brincadeiras do boi-de-mamão, pau-de-fita e artesãos produzindo peças ao vivo.
Vai contar com uma programação que também oferece cursos e seminários de aperfeiçoamento técnico, realizado pelo IGEOF (Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis em parceria com o SEBRAE, EPAGRI, ABEAQUI, UFSC, ACAQ e SINDICATO RURAL.
A FENAOSTRA tem também Shows com grandes nomes da música nacional e com artistas locais que completam o cardápio eclético da festa.
CURIOSIDADES:
OSTRAS EM NÚMEROS
A maricultura em Florianópolis conta com 44 áreas de cultivo em operação e 119 lotes em operação, totalizando 100 hectares unidades. Em 2009, a comercialização de ostras chegou a 1.301.500 toneladas, segundo dados da Epagri. O setor emprega cerca de 800 pessoas diretamente e 4.000 indiretamente, e responde por uma renda primária de mais de R$ 38.472,00/ano. A cidade de Florianópolis é responsável por 68,98% da produção nacional de ostras, e o Estado de Santa Catarina é responsável por 95% da produção brasileira. Cerca de 20 a 30% das nossas cargas são transportadas diariamente em nossas rodovias.
SOBRE AS OSTRAS
As ostras são alimentos muito saudáveis e têm baixo teor de calorias, se comparado a outras carnes. Também tem grande quantidade de vitaminas, minerais e ômega 3, que previne doenças no coração. Tanto é saudável que a Prefeitura está incluindo o alimento na merenda escolar da rede municipal, combatendo a desnutrição e a obesidade infantil.
Veja também o nosso Blog, finalista do TOP BLOG: http://programalinhaverde.blogspot.com/ , e acompanhe nossas notícias no Twitter:http://twitter.com/#!/linhaverde
Fonte:
http://blogs.abril.com.br/programalinhaverde/2010/10/festa-nacional-ostra-em-florianopolis-sc.html
Veja um vídeo sobre como preparar Ostras Rockfeller
Nenhum comentário:
Postar um comentário