sábado, 29 de janeiro de 2011

Ipojuca é a terceira cidade que mais gera empregos no Brasil


Ipojuca é a terceira cidade que mais gera empregos no Brasil
Do Jornal do Commercio

Com o saldo total de 1.376 empregos gerados, a cidade de Ipojuca ocupou o terceiro lugar na geração de empregos com carteira assinada em dezembro último, perdendo apenas para Fortaleza, capital do Ceará, e Santos, no litoral paulista, segundo os dados do Ministério do Trabalho e Emprego. A primeira abriu 2.602 postos, enquanto o segundo lugar gerou 1.462 empregos. A classificação do município pernambucano chama ainda mais atenção quando se compara a população das três cidades que foram destaque. Enquanto Ipojuca tem 80 mil habitantes, Santos soma 419 mil e Fortaleza totaliza 2,4 milhões.

Os empregos novos estão sendo gerados pelas empresas que estão se implantando em Suape. “Houve um tempo em que Suape não trazia repercussão para Ipojuca. Hoje, estes empregos estão aquecendo a economia do município. O comércio está incluindo produtos mais caros e existem mais serviços especializados, como consultórios médicos, odontológicos, reprografia, entre outros”, diz a assessora especial da Prefeitura de Ipojuca, Simone Ozias.

Na opinião do professor de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Raul da Mota Silveira, o empecilho no aquecimento da economia de Ipojuca é a baixa escolaridade. “Os novos empreendimentos de Suape exigem mais qualificação do que a população economicamente ativa de Pernambuco tem. Por isso, nem todos os contratados em Ipojuca são da Região Metropolitana, havendo muitas pessoas de fora”, afirma. Menos de 40% da população economicamente ativa do Estado possui mais de 11 anos de escolaridade.


Leia mais no JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário