Para fazer o primeiro controle do dia, coloque-se no lugar de um cliente crítico que entra em seu restaurante pela primeira vez.
A organização e a higiene são os pontos mais observados pelos clientes ao entrarem em um restaurante, por isso não deixe passar nada desapercebido durante seu controle. Uma dúvida não esclarecida pode ser um motivo de crítica por parte do seu cliente.
LIMPEZA
1. O ar do restaurante deve ser renovado toda manhã. Para renová-lo, deixe as portas e janelas abertas por, no mínimo, 30 minutos.
2. De acordo com o tipo do material do piso, ele é varrido e aspirado ou lavado diariamente.
3. Depois, as mesas são limpas com um pano úmido.
ILUMINAÇÃO
Todas as lâmpadas devem ser controladas. As que estiverem queimadas devem ser trocadas imediatamente.
As lâmpadas devem ter a mesma voltagem, evitando, assim, diferentes tons de luminosidade no ambiente.
Não esqueça de verificar as lâmpadas do banheiro, do corredor e da parte externa do restaurante.
PLANTAS E FLORES
Caso haja plantas ou flores no restaurante, elas devem estar sempre em boas condições
(bonitas e saudáveis).
1. Controle a água e a terra com frequência.
2. Durante o período em que o restaurante estiver fechado, procure colocá-las em lugar que tenha sol.
3. Para que as plantas fiquem mais bonitas, corte as folhas e galhos que estiverem secos.
- Mantenha sempre as plantas do restaurante limpas, pois elas proporcionam um ambiente suav
JORNAL
Se o restaurante dispuser de jornal para seus clientes, procure oferecer, no mínimo, três jornais diferentes, dando uma melhor opção de escolha para eles.
Os jornais devem ser do dia, colocados em um lugar visível e de fácil alcance.8
TEMPERATURA
Procure manter uma temperatura ambiente entre 23 Cº. Essa é a temperatura em que qualquer pessoa sente-se confortável, sem sentir calor ou frio.
O MENU
O menu tem que estar sempre limpo e atualizado. Deixe, no restaurante, somente os menus que estejam em boas condições, que não estejam rasgados, faltando folhas, sujos, com preço velho ou pratos que não sejam mais servidos no restaurante.
MESA E CADEIRA
A mesa não deve ficar em uma posição falsa ou balançando, dificultando o cliente na hora que for se servir.
A parte superior (espelho) da mesa, as pernas e as cadeiras devem ser diariamente limpas com um pano úmido.
MATERIAL
Durante o controle, verifique se as estações de serviço estão com o material necessário para o serviço do dia. Garfos, facas, colheres, pratos, copos, saleiros, pimenteiros, paliteiros, guardanapos, caneta, bloco de anotação, saca-rolhas etc.
ESCALA DE SERVIÇO
Controle a escala de serviço de acordo com as reservas do dia.
Tenha sempre um ou dois garçons que você possa contar como reserva. Caso haja algum imprevisto de falta de funcionário ou alguma mudança nas reservas, você poderá sempre contar com a pessoa reserva para atender os clientes do restaurante.
GUARDA CASACO (VESTUÁRIO)
O local onde são guardados os casacos dos clientes tem que ser sempre limpo.
A roupa do cliente deve ser guardada com muito cuidado. Não faça do guarda casaco um depósito.
Caso alguma coisa seja esquecida no restaurante, guarde-a, cuidadosamente, e escreva no livro de "perdidos e achados" com data, horário e pessoa que encontrou o objeto. Em seguida, tente localizar o proprietário do objeto esquecido.
Um restaurante com bom cheiro é importante para a venda de seus produtos, por isso mantenha sempre um rígido controle do cheiro de todas as dependências do restaurante.
Alguma comida ou material que esteja provocando um odor desagradável deve ser afastado imediatamente do restaurante.
BARULHO
Verifique se a porta de comunicação entre a cozinha e o restaurante está funcionando corretamente.
Verifique, também, se existe ruído indesejado de portas e aparelhos de ar condicionado que possa vir a incomodar o cliente durante o tempo em que ele estiver no restaurante. Se existir, procure consertá-lo, imediatamente, evitando futuras reclamações.
APARÊNCIA DO PESSOAL DE SERVIÇO
Limpeza
- Verifique se os uniformes dos funcionários estão limpos e passados corretamente;
- cabelo cortado e penteado;
- unhas limpas e sapatos engraxados;
- espera-se que a brigada de serviço tome banho diariamente.
Comportamento
- Se os garçons dirigem-se corretamente aos clientes;
- se eles mostram interesse no serviço;
- se usam expressões desagradáveis durante e após o serviço.
. Agora que você acabou sua ronda no restaurante, só falta ser observado mais um ponto: olhe o restaurante pela última vez com o olho crítico de um cliente e tenha a certeza de que ele vai ter o prazer de entrar em um local organizado, limpo e com uma atmosfera agradável como o seu restaurante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário