domingo, 4 de abril de 2010

DEGUSTAR VINHO


Veja a temperatura ideal para servir um vinho e a importância de se ter um bom saca-rolhas


Antes de se degustar um vinho, é importante saber abri-los e servi-los corretamente. A rolha é um componente importantíssimo do vinho: por isso, a importância do uso de um saca-rolhas eficiente. Quanto ao serviço do vinho, fornecemos abaixo uma tabela com as temperaturas ideais para cada tipo da bebida. Consulte para saber um pouco mais sobre os copos corretos para cada tipo de vinho.

A importância da rolha
A cortiça, matéria-prima da rolha, é um tecido vegetal, compressivo e elástico, proveniente da casca do sobreiro, árvore encontrada principalmente em Portugal e na Espanha.
Como qualquer outro produto, a rolha é desenvolvida em diversos níveis de qualidade e preços proporcionais. Na prática, quanto melhor o vinho, melhor a qualidade, maior o comprimento e mais informações ela contém.


Ao contrário do rótulo, sujeito a controle legal rigoroso com relação às informações nele impressas, as rolhas não. Num grande Bordeaux, por exemplo, na rolha está impresso o nome do vinho, a região e até a safra. Nos vinhos comuns, encontra-se normalmente apenas o nome da região ou local onde foi engarrafado. Já no Champagne, a qualidade da rolha é fundamental. O formato de cogumelo é criado quando a rolha é inserida na garrafa. A parte que fica em contato com o vinho é constituída de camadas laminadas superpostas; o cogumelo é feito de fragmentos colados.
Para abrir a garrafa
A garrafa de vinho deve ser aberta da forma mais simples possível, utilizando um saca-rolha correto. Existem diversos modelos no mercado, porém somente alguns têm essa qualidade. Dezenas de engenhosos dispositivos já foram inventados para reduzir a força de extração da rolha, ou simplesmente para chamar a atenção pelo exotismo.
Saca-rolhas recomendados
Os recomendados são aqueles que possuem espirais bem espaçadas e extremidade pontiaguda. Devem permitir a penetração na rolha em posição perfeitamente vertical, causando o menor dano possível. A espiral precisa ter pelo menos 7 cm de comprimento para prender com segurança as longas rolhas dos grandes vinhos.
Screwpull - O modelo denominado "screwpull" é um dos mais eficientes, pois além de preencher essas condições oferece pouca resistência para extrair a rolha.


Sommelier - Nos restaurantes, os saca-rolhas "sommelier" é o mais utilizado. Tem a vantagem de incorporar uma lâmina para cortar a cápsula. Porém, rolhas muito longas são arqueadas quase ao ponto de ruptura.
É preciso muita prática para evitar que isso ocorra. Uma forma curiosa de desarrolhar vinhos do Porto antigos é utilizar uma tenaz aquecida ao rubro, que corta o gargalo abaixo da rolha. Na prática, não deixa também de ser um saca-rolha.
A temperatura do serviço
De uma maneira geral, vinhos tintos precisam ser bebidos numa temperatura suficientemente quente para que o aroma e o bouquet se volatilizem, enquanto que os brancos devem estar suficientemente frios para serem refrescantes.
As temperaturas mostradas na tabela abaixo são recomendadas. Porém, a variação de 1 ou 2 graus de cada lado não faz muita diferença. Uma consideração importante é a temperatura ambiente:

—- Se estiver muito quente, os vinhos devem ser resfriados abaixo da temperatura indicada, pois eles se aquecem rapidamente e atingem a temperatura ideal.

—- Na falta de uma adega climatizada, os vinhos podem estar acima da temperatura ideal. Por isso, a maneira mais prática de resfriá-los é colocá-los num balde de gelo ou na porta da geladeira (na posição vertical), com tempo suficiente para atingir as temperaturas recomendadas.





Vinhos Temperaturas (ºC)
Espumantes 4-6
Brancos doces 5-7
Champagnes 6-8
Brancos secos e Jerez fino 8-10
Tintos leves (Beaujolais) 12-13
Brancos encorpados e Porto 14-16
Tintos médios 16-17
Tintos encorpados 17-18




Ennio Federico é especialista em vinhos e fundador e ex-presidente da SBAV (Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho)
e-mail: ennio@basilico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário