domingo, 16 de maio de 2010

Sorbet: uma boa pedida para os dias de calor


Sorbet de limão, lima e hortelã*
por Tiago Mesquita

Para quem ainda não conhece, um sorbet é uma iguaria gelada feita à base de frutas. Tipo um irmão do sorvete, com algumas diferenças: é preparado com água e não contém gorduras. Os sorbets são lights por excelência, ideais para quem não quer ganhar peso.

A história do sorbet remonta à Europa, cerca de 500 a.C., época em que o vinho começou a ser misturado à neve das montanhas. Mas foram os chineses, utilizando algas marinhas, os primeiros a encontrar uma forma de manter o suco de frutas gelado e endurecido.

Diferentemente do sorvete, seu parente próximo destinado para a sobremesa, os sorbets são indicados para compor a refeição. Os franceses costumavam servir o sorbet como um entremets, ou seja, um entrepratos. Entre um prato e outro, um sorbet para limpar o paladar.

O sorbet é realmente simples. Uma receita preparada basicamente de gelo, suco de fruta e açúcar. Pode ser preparado com todo tipo de frutas. Mas nossa receita de hoje é com limão e lima, juntos com um toque especial de hortelã.

Nada calórico, muito saboroso e totalmente refrescante. O sorbet é uma receita que cai bem a qualquer hora. Principalmente nos dias mais quentes.

***
Um Breve Comentário sobre o texto acima:

A Palavra "sorbet" é derivada do italiano, "Sorbetto". O sorbet é originário do Oriente. Foi introduzido na Pérsia e na Arábia pelos chineses e, mais tarde , árabes e persas o levaram para a Itália. Ele é feito com frutas cítricas, vinho, licor, açúcar e água. Sua massa é preparada sem gordura, creme ou gema de ovo e é resfriada sem ser batida.

Há três tipos diferentes de sorbet:

Sorbet - possui uma quantidade acentuada de vinho e licor

Spoom - Sorbet em que a massa é mais espumosa

Graint - os pequenos cristais de gelo da massa são quase líquidos

Como servir o Sorbet:

É servido antes do prato principal em uma quantidade de 2/3 da taça de champanhe. Sua forma ponteada passa 1 cm da borda do copo. A taça já preparada é colocado sobre um prato médio com doly e servido com uma colher média pelo lado direito do cliente.

Algumas receitas de Sorbet:

Sorbet de limão, lima e hortelã


Ingredientes
1000g de açúcar
550 ml de água
raspas e suco de 10 limas
raspas e suco de 5 limões
1 maço de hortelã fresco
1clara

Rendimento: 8porções

Modo de preparo
Coloque o açúcar e a água em uma panela, mexa até ferver e espere engrossar por aproximadamente 5 minutos. Tire do fogo e deixe esfriar. No liquidificador, coloque a calda fria, a clara, os sucos e bata por 1 minuto. Desligue, acrescente a hortelã picada, as raspas e misture manualmente. Coloque a massa em um pote, revestido de plástico, deixando 1/3 de espaço livre para crescer. Feche com o plástico, tampe e coloque no congelador.
Dica: um sorbet leva aproximadamente 2 horas para ficar pronto. Gire o pote a cada 1/2 hora, para facilitar o processo.


Sorbet de lima-da-pérsia com cachaça

Ingredientes:
1 litro de suco de lima-da-pérsia
1 xícara (chá) de cachaça
2/3 de xícara (chá) de açúcar
3/4 de xícara (chá) de suco de limão

Rendimento: 10 porções

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em uma tigela rasa e leve ao congelador por no mínimo seis horas. Minutos antes de servir retire a mistura do congelador e raspe com uma colher ou garfo. Sirva em taças.


Abacaxi em Calda com Sorbet de Limão



Ingredientes:
1 abacaxi
250 ml de água
150gr de açúcar
1 pau de canela
1 limão
1 colher de café de aroma de baunilha
1 cálice de vinho do porto
sorbet de limão
folhas de hortelã para enfeitar

Preparação:
Faça uma calda com a água, o açúcar, o sumo de limão e a sua casca, o pau de canela, o aroma da baunilha e o vinho do porto.
Leve ao lume durante 15 minutos. Reserve.
Entretanto descasque o abacaxi e corte-o em rodelas finas. Disponha depois as rodelas num prato fundo e cubra com a calda previamente preparada. Leve ao frigorífico de um dia para o outro ou durante algumas horas.
Na altura de servir, distribua 2 rodelas pelos pratos e cubra com um pouco de calda. Coloque por cima do abacaxi uma bola do sorbet de limão e enfeite com umas folhinhas de hortelã.
Sirva de imediato.

Sorbet de Limão



Ingredientes:
1 xícara de açúcar
1 e 3/4 de xícara de água
1 xícara de suco de limão
1 clara
8 colheres (de sopa) de licor de laranja, vodca ou champanhe

Modo de preparo:
Em uma panela, em fogo forte, dissolva o açúcar na água. Depois de levantar fervura, cozinhe por 4 minutos. Acrescente o suco de limão, a água e a clara e mexa. Coloque no congelador até endurecer. Tire e deixe à temperatura ambiente por 30 minutos.
Bata no liquidificador e volte ao congelador por mais 30 minutos. Sirva em taças com uma colher (de sopa) de licor de laranja, vodca ou champanhe.
Dica:
Decore as taças com raspas e tirinhas de limão ou laranja.
O sorbet é feito com suco de fruta, açúcar e, às vezes, uma bebida alcoólica. É servido para limpar o paladar entre pratos salgados ou como sobremesa.

Sorbet de Manga

Ingredientes (para 2 pessoas)
1 manga graúda
suco coado de 1 limão
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de café de canela em pó
2 laranjas
2 colheres de sopa de licor de laranja
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
4 ramos de hortelã com as flores

Tempo de preparo: 35 minutos, mais o tempo de resfriamento

Modo de preparo:
Descasque a manga e elimine o caroço. Bata a polpa no liquidificador com 2 colheres de sopa de água, o açúcar e o suco de limão.

Coe o purê obtido e despeje-o numa vasilha, juntando a canela em pó. Misture bem, coloque o composto na sorveteira e siga as instruções do manual da máquina.

Lave e seque as laranjas e descasque-as ao vivo, ou seja, eliminando a pele branca e a casca. Corte-a em gomos, descartando o bagaço, e regue-os com o licor de laranja.

Distribua os gomos de laranja em pratos individuais, arrume sobre eles as bolas de sorbet feitas com o boleador e pulverize tudo com o açúcar de confeiteiro. Guarneça com as folhas e flores de hortelã, bem lavadas e secas. Sirva imediatamente.

Sorbet de Melância
Ingredientes:

1/3 xícara de açúcar
¼ xícara de água
1/3 xícara de karo
1 colher (sopa) de suco de limão
2 xícaras de melancia batidas no liquidificador.

Modo de preparo:

Coloque em uma panela açúcar, água, karo e leve ao fogo para que o açúcar dissolva, ferva por 5 minutos.
Retire do fogo, deixe esfriar, acrescente o purê de melância, suco de limão e misture bem.
Coloque na maquina elétrica para sorvetes e processe conforme as instruções do fabricante.
Caso não possua o aparelho, coloque a mistura em forminhas de gelo e leve ao congelador;
quando estiverem congeladas coloque em um processador e processe para obter uma textura de gelo bem triturado parecido com raspadinha.
Coloque em uma tigela e leve novamente ao freezer.
Deixe a mistura firmar novamente e sirva em taças.

Receita de Sorbet de abacaxi

Espetinhos de abacaxi com sorbet e mel de engenho
Rendimento: 6 porções
Tempo: 45 minutos

Ingredientes
4 fatias de abacaxi (1 cm de espessura)
50 g de manteiga
1 colher (sopa) de mel
1 pitada de canela em pó
50 ml mel de engenho
Gotas de limão
6 bolas de sorbet de limão
Folhas de hortelã para decorar

Preparo:
Abacaxi grelhado
Retire o miolo das fatias de abacaxi e corte-as em pedaços do mesmo tamanho. Reserve. Derreta a manteiga em uma frigideira antiaderente e doure os pedaços de abacaxi de todos os lados. Adicione o mel e cozinhe até o abacaxi caramelizar, ou seja, ficar bem dourado. Retire do fogo e polvilhe um pouco de canela por cima. Finque os pedaços de abacaxi nos espetinhos de madeira (encontrados em casas de produtos orientais).
Calda de especiarias
Coloque todos os ingredientes em uma panela. Misture e ferva em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos ou até que a mistura engrosse um pouco. Deixe esfriar e use.
Montagem
Coloque cada espetinho em um prato, ponha uma bola de sorbet de limão ao lado e regue com um pouco da calda de mel de engenho. Enfeite com um galinho de hortelã ou hortelã picada. Sirva imediatamente.
Mel-de-engenho é a fase de fabricação do açúcar imediatamente anterior à sua cristalização. Da cana-de-açúcar, quando moída, se extrai o caldo de cana. Este é levado a aquecimento lento, para evaporação e concentração do açúcar.
A última fase, de alta concentração de sacarose é, então, posta para cristalização. O mel-de-engenho é também comercializado na forma líquida, sendo, para tanto retirado antes do ponto, ou seja, quando seu resfriamento ainda não provoca a cristalização da sacarose.




* Texto extraído do site http://www.vivaviver.com.br/gastronomia/sorbet_de_limao_lima_e_hortela_muito_sabor_e_pouquissimas_calorias/239/

2 comentários:

  1. Adorei o blog.Em julho volto à Fortaleza.
    Gostaria de saber onde encontro o Sorbet.

    ResponderExcluir
  2. Onde encontro SORBET! Moro em Brasilia e tenho intolerancia a lactose!

    ResponderExcluir