quinta-feira, 8 de julho de 2010

ABOBRINHA – ZUCHINI


A abobrinha, uma das variações da família das cucurbitaces, era bastante conhecida na cozinha Mediterrânea, porém, nos últimos anos, a sua popularidade vem se espalhando por todos os centros gastronômicos e, especialmente, no Marrocos, Inglaterra, Espanha, Itália, sul da França, Alemanha e sul do Brasil. Na França, a abobrinha Diamante, devido ao baixo número de sementes e ao seu gosto suave, é tida como a de melhor qualidade entre as variedades de abobrinha. Os outros tipos possuem uma quantidade alta de sementes e podem ser identificadas por suas cores como:
· verde em Grisette de Provence;
· verde médio em Aurora;
· verde escuro no Reino de Noires;
· verde listrado - tipo italiana.

Como servir e comer a Abobrinha:
SERVIR: pode ser servida recheada como entrada num prato grande pré-aquecido, gratinada com queijo, frita ou assada como acompanhamento para o prato principal ou ainda fria na salada. Para o Ratatoulle, ela é preparada com a própria casca e, por ter bastante líquido em sua consistência, é necessário 250 g. do legume cru para uma porção cozida de 150 g.
COMER: a abobrinha recheada, como entrada, é comida com o garfo e a faca médios. O garfo é pego com a mão esquerda para segurar a abobrinha no momento em que ela for cortada e, em seguida, a porção fatiada é levada à boca com o recheio.




Abobrinha Refogada - Ingredientes:

4 abobrinhas
2 colheres de sopa de óleo
1 dente de alho amassado
1/2 cebola picada
sal e pimenta a gôsto
Modo de preparo:
Descasque as abobrinhas e corte-as em cubos não muito pequenos. Aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Junte a abobrinha e mexa bem. Tempere com sal e pimenta e mexa novamente. Acrescente água suficiente para cobrí-la. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, por 15 minutos. A abobrinha deve ficar macia, mas não cozida demais. Se ela for nova, não é necessário descascá-la.
Bebida: Para acompanhar a abobrinha recheada é servido um vinho branco seco Chablis.
Montagem da Mesa
1. Garfo médio do lado esquerdo;
2. Faca média do lado direito;
3. Prato de pão do lado esquerdo;
4. Faca de manteiga sobre o prato de pão;
5. Copo de vinho branco, 1 cm acima da faca;
6. Pimenteiro e saleiro;
7. Cesta com pão;
8. Guardanapo sobre o prato de pão.

2 comentários:

  1. Eu fiz este prato hoje, 04/3. Só não consegui esta textura cremosa. É algum moho, ou queijo que vai finalizar o prato?Posso colocá-la sobre fatias de pão italiano ou pão integral, como prato principal?

    ResponderExcluir
  2. Fiz este prato hoje, e a abobrinha ficou macia, deliciosa. Só não entendi esta textura cremosa sobre ela...será que deixei de colocar algum ingrediente? Ficou saborosissíma!

    ResponderExcluir