quinta-feira, 21 de outubro de 2010

De Varsóvia para o mundo

Conhecido como um dos restaurantes mais originais do velho continente, o polonês U Kucharzy ganha uma filial em Londres e pode se tornar a cozinha do hotel Ritz na Europa do Leste
Por Roberta Namour, especial de Varsóvia - 05/10/2010


Quem chega a entrada do renomado restaurante polonês U Kucharzy, em Varsóvia, pensa se tratar de um erro. Situado na cozinha do antigo e fabuloso hotel Europejski, que no pós-guerra foi palco de diversos encontros entre comunistas, o lugar recebe seus clientes pela porta dos fundos, com a placa “Staff only” - apenas funcionários, em português. Mas essa não é a única surpresa que reserva. Ao passar pelo corredor sombrio da recepção, surge repentinamente um império de azulejos brancos, dividido em pequenas salas que se encontram na área de trabalho dos cozinheiros. Não se trata de um desvio acidental pela cozinha do restaurante, mas sim dele próprio. O serviço é feito ali mesmo, tão sem pretensão quanto a decoração do espaço, instalado em um prédio do século 19. Não há garçons. Os pedidos são feitos à hostess ou mesmo ao dono, elegantemente vestido com uma gravata à borboleta estampada. Instantes depois, o cliente é surpreendido com a presença de um dos 26 chefs do lugar em sua mesa.



Ali mesmo, com os ingredientes em panelas e frigideiras, ele finaliza e monta o prato solicitado. O cardápio também chama a atenção pela ausência de qualquer excentricidade culinária, muito comum em menus refinados. O U Kucharzy propõe simplesmente a redescoberta de pratos simples como Steak Tartar ou Pierog – raviólis poloneses. “Tentamos quebrar o estereótipo da Polônia que, para ser considerado um bom restaurante, você tem de estar em um lugar extravagante”, diz Mateusz Gessler, co-proprietário. “Para nós, o mais importante é o que você está comendo e com quem”. Talvez por isso ele seja considerado um dos 18 restaurantes mais originais da Europa. Ele também faz parte da lista Bib Gourmand da Michelin. Criada em 1997, ela indica estabelecimentos abordáveis, com preços mais baixos do que os do Guia Michelin e que propõem menus completos (entrada, prato e sobremesa) a menos de 29 euros durante a semana e 33 euros no final de semana.



O U Kucharzy é a estrela de uma série de negócios pertencentes a ilustre família Gessler, de Varsóvia. Nos anos 1980, eles foram os primeiros da capital da Polônia a abrir um restaurante privado. Desde então, construíram um império formado por restaurantes, padarias e confeitarias pelo País. Os Gessler – como uma autêntica família polonesa – carregam ainda em seu portfólio uma marca de Vodka. O U Kucharzy foi uma ideia pessoal de Adam Gessler, um ator convertido a empresário – é ele que recebe os convidados com a gravata borboleta. Segundo ele, o restaurante é um ponto de interseção entre diferentes públicos da Polônia, da Europa e do mundo, que se reúnem para experimentar o incomparável trato da culinária polonesa. “É o lugar onde pessoas comuns vão esfregar seus ombros com presidentes, esportistas famosos, artistas e jornalistas, em um espaço despretensioso”, diz.

De fato, o ex-presidente da Polônia, Lech Kaczynski, morto em um acidente aéreo em abril de 2010, era visto regularmente por lá. O ex-hotel Europejski fica a poucos passos do Palácio presidencial. Mas o lugar não atira apenas as atenções de celebridades. O restaurante pode se tornar a cozinha do hotel Ritz em Varsóvia. O grupo suíço estuda comprar a antiga instalação do Europejski para abrir uma filial no Leste Europeu.




Enquanto o projeto não sai do papel, a família Gessler segue com outros planos para o U Kucharzy. Há menos de dois meses, ele ganhou um endereço em Londres. E o local é bem conhecido pelos londrinos - próximo à estação Kensington do metrô. Durante 63 anos, lá funcionara o polonês Daquise. Apesar de sua resistência quase monástica por mudança - manteve a decoração intacta, com paredes amarelas e flores de plástico, por mais de seis décadas - o lugar era um habitué de ilustres como o cineasta Roman Polanski – frequentou o restaurante diariamente durante as gravações do filme Repulsion. Também serviu de ponto de encontro de espiões da Guerra Fria - Christine Keeler encontrou seu diplomata soviético lá. Mas o interesse da família Gessler pelo espaço também está ligado a uma outra questão. Quando o Daquise foi aberto, cerca de 150 mil poloneses viviam no Reino Unido. Hoje, esse número está perto de um milhão.
U Kucharzy : 7 Ossolińskich St. (Europejski Hotel), www.gessler.pl

Fonte:

http://www.gestaodoluxo.com.br/gestao_luxo_novo/segmentos/servicos/servicos.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário