segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Risoto


por Chef Gui Baran


O risoto caiu no gosto do brasileiro, inclusive em nós, curitibanos por ser um prato rápido, prático e que permite ao chefe de cozinha profissional ou amador explorar sua criatividade.
Se você simplesmente convidou alguns amigos para um jantarzinho informal em casa ou apareceu aquela visita de última hora, normalmente o cunhado, o risoto com certeza será a sua salvação. Fica pronto em menos de meia hora e pode ser preparado com o que estiver na geladeira.
Mas para ter certeza que seu jantar seja bem falado pelos convidados, nada de usar arroz branco! Para risotos recomendo o uso do arroz arbóreo ou então o carnaroli, são tipos de arroz especiais que liberam amido durante o cozimento e deixam o risoto cremoso como deve ser.
Também é importante cuidar do tempo de cocção, na Itália varia entre 13 a 15 minutos quando utilizamos o arbóreo e entre 14 a 17 minutos quando utilizamos o carnaroli, mas esses tempos de cocção acabam ficando muito al dente para o nosso paladar, sempre recomendo aos alunos do Espaço Gourmet que cozinhem o risoto por 20 minutos (arbóreo) e 24 minutos (carnaroli). Assim, o risoto ficará cremoso e al dente o suficiente para agradar gregos e troianos, quer dizer, brasileiros e italianos.
Vale lembrar que esses tipos de arroz não precisam ser lavados, caso faça isso, perderá o amido.
Use um bom caldo fresco, abra uma garrafa de vinho e divirta-se na cozinha com seus melhores amigos.


Fonte:



http://www.espacogourmetgastronomia.com.br/index.php?modulo=4&acao=detalhe&cod=14904

Nenhum comentário:

Postar um comentário