quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pequenos e benéficos para a saúde



Sementes, grãos e cereais tem se tornado os grandes heróis da alimentação saudável. Ricos em fibras e nutrientes são benéficos para o nosso organismo e estão presentes em vários alimentos que além de saciar a fome repõem as energias.

Pequenos e benéficos para a saúde

Por não serem submetidos ao processo de refinamento, os grãos integrais, preservam em sua composição as fibras e boa parte dos nutrientes, principalmente vitaminas e minerais. Segundo a nutricionista e coordenadora do Mundo Verde Flávia Morais, as fibras não são digeridas e, passam intactas pelo trato gastrintestinal. “Elas garantem o bom funcionamento intestinal e auxiliam no controle das taxas de colesterol, glicose e triglicérides sangüíneos. Geram a sensação de saciedade, são excelentes fontes de antioxidantes, auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e previnem o envelhecimento precoce da pele”, destaca.

Exemplos atuais que se tornaram grandes aliados da boa alimentação são a quinoa e o amaranto. De acordo com a nutricionista, a quinoa é um grão isento de glúten, fonte de zinco, cálcio, ferro, potássio, magnésio, manganês, vitamina B2, vitamina E, proteínas, ômega-3, ômega-6, vitaminas, minerais e fibras.  “Ela atua na redução do colesterol, dos triglicerídeos e da glicose sangüíneos. Contribui para o bom funcionamento intestinal”.  Consumido por atletas e vegetarianos, devido ao seu considerável teor protéico, é também indicada para idosos, crianças, gestantes e pessoas com baixa resistência imunológica.

Além disso, tem sido muito usada na culinária contemporânea. A chef Isabella Christo utiliza para compor vários pratos, substituindo o arroz e como ingrediente em saladas. “A quinoa está em alta na alimentação, principalmente por quem procura uma alimentação saudável. Utilizo no meu dia-dia e quem prova, adora”, afirma.

O amaranto é rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, como cálcio, ferro e zinco. A chef destaca que o amaranto é super nutritivo, porém, menos conhecido que a quinoa. “Ainda é difícil encontrar o amaranto, por isso, poucas pessoas conhecem. Mas eu indico, é super nutritivo”, garante.

Flávia destaca que os grãos contribuem também para a saúde cardiovascular, reduzindo o colesterol e auxiliando na prevenção e tratamento da prisão de ventre. Ela comenta, ainda, que os grãos integrais são alimentos muito versáteis e que podem ser incluídos em diversas preparações, como receitas de bolos, cookies e tortas.


Fonte:

http://www.gourmetvirtual.com.br/noticias/sementes-graos-e-cereais

Nenhum comentário:

Postar um comentário