segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Açaí - Características da Fruta

O açaí é um fruto consumido há muito tempo pelos indígenas e moradores da região amazônica, devido as suas qualidades nutritivas. Da polpa dos frutos obtém-se o suco de açaí, alimento essencialmente energético, é geralmente usado nas academias de ginástica, muito apreciado pelos esportistas, por seu elevado valor energético, pode ser consumido sorvetes, cremes, geléias, licores, iogurtes e sucos naturais. Nas regiões sul e sudeste vem sendo popularizado e consumido como complemento alimentar, principalmente pelas pessoas que buscam vigor físico.

cada dia que passa, o açaí vem ganhando mais notoriedade entre as pessoas, principalmente as que frequentam as praias. Afinal, a fruta, além de ter uma alta concentração de vitaminas, pode ser consumida de diversas formas - na tigela, como sorvete, suco ou geléia -, agradando aos vários tipos de consumidores. Muitas pessoas ingerem este alimento sem saber que, além de ser delicioso e dar muita energia, é também muito benéfico à saúde, pois possui alguns dos principais nutrientes que o corpo humano necessita. Confira abaixo os elementos presentes no açaí que são fundamentais para o funcionamento do seu corpo:

É natural, completo e puro, sem aditivos e não contém agrotóxicos.

É Rico em Proteínas, Lipídios Insaturados, Vitamina E, A e Complexo B, Fibras, Potássio, Cálcio, Fósforo, Magnésio, Zinco, Ferro e outros Minerais.

Sem Gorduras Trans e Sem Glútem.

A Cor Roxa vem das Antocianinas, que são Anti-Radicais Livres.www.kibomacai.com.br

Com sabor levemente amargo, o açaí vem conquistando o paladar e se popularizando em todas as regiões do país, principalmente, no nordeste, onde pode ser encontrado na forma de sucos, sorvetes, geleias, cremes, licores, barinhas de ceriais, bombons ou até mesmo na forma in natura. Fruto do açaizeiro; um tipo de palmeira nativa da Amazônia; o açai é bastante consumido no Norte do Brasil, mas principalmente no Pará. Na Amazônia, é hábito consumir açaí com açúcar farinha de mandioca ou tapioca, podendo ainda ser acompanhado de peixe assado ou camarão. Também já foi produzido o “vinho” de çaí, que viroubebida simbólica da região.

Alimento de alto teor energetico, o açaí é muito apreciado por frequentadores de academias e atletas, que o consomem de diversas formas, inclusive acompanhado com granola, amendoim e outros produtos. “O fruto se popularizou entre os esportistas por possuir propriedades estimulantes semelhantes às encontradas no café ou em bebidas enérgeticas, em razão de seu elevado teor calórico proveniente das gourduras naturais”.

Embora sejam muitos os benefícios do açaí à saúde, ele é uma fruta bastante calórica. “Tem cerca de 247 calorias em cada 100 gramas. Se vier acompanhado de granola, xarope de guaraná, iogurte, amendoim ou leite em pó, esse valor dobra”. O consumo do açaí pode variar de acordo com as necessidades de cada um, mas é recomendado ter bom senso, sempre levando em conta a finalidade de cada dieta e se há, ou não, prática de atividades físicas.”Por ser um alimento calórico, é mais indicado para pessoas que realizam exércicios físicos constantes e adotam uma alimentação equilibrada”.

Receita:


Ingredientes:

Rende: 1 porção

100 g de polpa de açaí congelada

1 banana Prata

Leite de soja

Granola para servir
Modo de preparo


Prep: 10 min

1.Bata a polpa de açaí, 2/3 da banana e o leite de soja no liquidificador, colocando o leite de soja conforme necessário. 2.Despeje numa tigela, cubra com granola e o resto da banana fatiada. allrecipes.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário