terça-feira, 4 de setembro de 2012

Frutas Tropicais


São aquelas que tem uma melhor produção em lugares com climas de temperatura mais elevada. Elas são produzidas por plantas de diversos tipos de ecossistema.

Por serem frutas tropicais, elas compartilham uma intolerância a climas de temperatura baixa. Algumas frutas tropicais: Abacate - Açaí - Banana - Cacau - Carambola - Jabuticaba
Jaca - Kiwi - Mamão - Manga - Maracujá - Pequi.

Muitas frutas tropicais ainda conseguem aguentar o tempo seco, como o cerrado. Mas frutas como o caju vivem apenas em terras arenosas. A maioria é rica em antioxidantes, que é essencial para combater os radicais livres de nossos corpos.

FRUTA FATIADA SERVIDA NO PRATO

Botanicamente a fruta é o corpo que resulta do ovário depois da fecundação. Após a fecundação o ovário transforma-se em fruto, ao mesmo tempo em que o óvulo fecundado se desenvolve para constituir a semente. Este é o mesmo processo para alguns legumes como: abobrinha, beringela, pepino, etc..

Os frutos dividem-se em três grupos:
Frutos que contém alta quantidade líquida
(até 90%)

pêra, abacaxi, maçã, pêssego, manga, morango, melão e as frutas cítricas.

Frutos que contém alta quantidade de açucar uva, cana-de-açúcar, datel e os frutos cristalizados. São ótimas fontes de energia e possuem de 200 a 300 calorias por cada 100 gramas.
Frutos secos com alta quantidade de gordura e baixa quantidade líquida noz, amêndoa e pistache. São ricos em cálcio e vitamina B e possuem uma média de 650 calorias por cada 100 gramas.

Como servir e comer a fruta fatiada:


A maioria das frutas podem ser oferecidas como sobremesa em diversas formas. Quando fatiada ela é servida sem sementes sobre um prato médio e comida com o garfo e a faca médios.

A porção a ser comida é cortada em tamanho pequeno e levada à boca com o garfo na mão esquerda.
Para as frutas pequenas são usados o garfo e a colher médios.

Para acompanhar a fruta como sobremesa, é servido um bom vinho branco meio doce ou um vinho do porto.

Montagem da Mesa:

1. Garfo médio do lado esquerdo;
2. Faca média do lado direito;
3. Colher média para frutas pequenas do lado direito da faca;
4. Copo de vinho branco ou do porto, 1 cm acima da faca ou da colher;
5. Guardanapo sobre o prato de pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário