terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mexilhão, como Servir e Comer

Uma das 14.000 variedades da família dos moluscos. É um animal invertebrado sem articulações, de corpo mole envolvido em conchas sólidas, equivalvas, de bordo dorsal levemente encurvado e que vive em água salgada.
Como todos os ostráceos, o mexilhão é hermafrodita e suas ovas, depois de fecundados fixam-se num manto onde permanecem em incubação durante cerca de um mês, estando preparados para um vida independente.
Os mexilhões são pescados no Canal Inglês, Mar do Norte, Mar Mediterrâneo e nas duas Costas do Atlântico. Sua forma é alongada, variando entre 9 a 20 mm de largura e de 40 a 60 mm de comprimento com uma tonalidade que varia do azul-escuro ao verde. As espécies mais conhecidas são: Toulon, Meis e Pfahl.
O corpo desse molusco é mais carnudo, seu gosto é mais amariscado e aromático do que a ostra. Possui alto teor de cálcio, ferro, iodo e em média 80 calorias por cada 100 gramas.

Devido a sua abundância em alguns países, seu preço comercial é relativamente baixo, sendo às vezes, chamado de ostra dos pobres.

Precauções a serem tomadas:
Comprado fresco sua concha tem que estar sempre bem fechada. Deve ser cozido no máximo dentro de três dias a partir da data que foi pescado.
Consumido  cru somente até no máximo 24 horas do momento em que foi pescado.
Cozido ele pode ser guardado em refrigerador e comido no máximo em 48 horas.
Antes de ser consumido para que seja tirada toda a sujeira que o envolve, o mexilhão tem que ser lavado com uma escova em água corrente. Caso alguma concha esteja aberta antes ou fechada depois que ele for cozido, jogue-a imediatamente fora. Pois esse molusco possui bastante proteína e uma vez estragado, pode ocasionar uma grave infecção intestinal.

Como servir e comer o Mexilhão:
Servir: uma porção de 18 a 22 mexilhões por pessoa. É servido no próprio molho em um prato fundo pré-aquecido e comido com a ajuda das mãos.

Comer:
1. Método mais conhecido: comido com a ajuda das mãos, usando uma das conchas do próprio mexilhão para pegar a carne da outra concha, levando-a até à boca e em seguida tomando o molho diretamente da outra concha.

As conchas vazias são colocadas em um prato grande que foi posto na mesa para este propósito e os dedos são lavados na taça com água morna e limão.

2. Com a colher na mão direita a concha é presa e com o garfo de peixe na mão esquerda, é retirado o mexilhão de sua concha, levando-o à boca. O molho é tomado com a colher usando a mão direita.

Pão baguete com manteiga de alho acompanha os dois tipos de serviço.

Bebida:
Para acompanhar o mexilhão servido no próprio molho com ou sem a concha, é oferecido um vinho branco Riesling,

Montagem da Mesa:

1. Garfo de peixe do lado esquerdo;

2. Colher grande do lado direito;

3. Prato de pão do lado esquerdo;

4. Faca de manteiga sobre o prato de pão;

5. Copo de vinho branco, 1 cm acima da colher;

6. Prato grande para colocar as conchas vazias;

7. Taça com água morna e limão para lavar os dedos;

8. Cesta com pão;

9. Guardanapo sobre o prato de pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário