sábado, 7 de dezembro de 2013

Bélgica quer Batata Frita como Patrimônio da Humanidade.


Batata Frita: A fábrica da McCain na Argentina fornece batatas congeladas às cadeias McDonald’s Buger King e à brasileira Bob’s
Bruxelas - A União Nacional de 'Friteiros' da Bélgica, a Navefri-Unafri, iniciou uma campanha para conseguir que a Unesco conceda às populares batatas fritas ("frites") do país a honraria de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

"As cornetas de batata frita são mais do que um produto. Elas estão presentes em toda a Bélgica e são símbolo da nossa cultura fronteiriça entre a influência germânica e a latina", declarou nesta sexta-feira à Agência Efe o presidente de Navefri-Unafri, Bernard Lefèvre.

Por ocasião da "Semana da Frite" realizado nestes dias em Flandres, o grupo de comerciantes começou uma campanha para a adesão ao projeto.

"Começamos por Flandres aproveitando esse evento culinário e estamos esperando que as autoridades assumam o projeto de candidatura que lhes apresentamos", explicou Lefèvre.

O respaldo flamenco facilitaria muito a iniciativa, "embora acreditemos que não será um processo longo graças ao êxito que conseguimos nesta primeira convocação", reconheceu.

Segundo dados da organização, 95% dos belgas consomem "frites" pelo menos uma vez ao ano e dois terços o fazem mensalmente.
"É uma tradição legal e bem organizada presente de norte ao sul do país", disse o responsável de Návefri-Unafri, fundada em 1984 para defender os interesses dos 'friteiros' belgas e tem cerca de cinco mil membros.

A Bélgica já tem vários reconhecimentos da Unesco a seus bens imateriais, como os jogos tradicionais de Flandres, os carnavais de Binche e Alost e a procissão da Santa Sangre de Bruges.

Os registos históricos não indicam claramente quem inventou a batata frita. Mas existem vários candidatos. Vejamos alguns dos países que alegam terem estado envolvidos na criação deste “petisco”.

De acordo com Jo Gerard, um historiador belga, as primeiras indicações sobre a possível existência das batatas fritas levam-nos à década de 1680.

Aparentemente, segundo Gerard, os habitantes pobres da Bélgica tinham frequentemente peixe frito, de pequenas dimensões, nas suas refeições. Mas quando o rio congelou e a maioria das famílias não conseguia pescar, passaram a usar batatas fritas em óleo nas suas refeições. Essas batatas eram cortadas longitudinalmente e para darem um aspecto parecido com os pequenos peixes.

1)Ainda em relação à Bélgica, existe também uma lenda que refere que alguns soldados americanos, ou britânicos, teriam ido à Bélgica durante a Primeira Guerra Mundial só para provaram as batatas fritas belgas. Terá derivado desta visita o actual hábito anglo-saxónico de chamar “French Fries” às batatas fritas, tudo devido ao facto da língua oficial do exército da Bélgica ser o francês.

Existe porém outro país com a mesma língua, candidato a criador das batatas fritas: a França. Se este país inventou este prato, ninguém tem a certeza, mas existe um livro publicado em 1755 com várias receitas com batatas fritas. Esse livro era o “Les soupers de la cour” de Menon. Estas batatas fritas eram simplesmente referidas como “pommes frites” ou “frites”.

Finalmente temos os espanhóis que acham que devem ser reconhecidos como os inventores das batatas fritas. Na história das colónias do Novo Mundo, a Espanha era tida como o primeiro país europeu onde se comiam batatas fritas e era um costume serem usadas como acompanhamento de pratos de peixe. Este costume começou na Galiza e mais tarde espalhou-se pela Espanha, Países Baixos espanhóis acabando por chegar à Bélgica passado um século.

E a que conclusão se chega? Bem, a verdade é que não parece ser possível afirmar quem inventou as batatas fritas e contribuiu para sua popularidade inicial.

Talvez a melhor opção, seguramente a mais diplomática, seja dar esse crédito a todos os países que pretendem ser os seus criadores originais, porque terá sido de certeza devido a todas as suas contribuições que podemos agora apreciar este prato delicioso.

Referências:
exame.abril.com.br/.../belgica-quer-que-batatafrita-como-patrimonio-da ...Sonho |30/11/2013 19 :07
origemdascoisas.com/a-origem-das-batatas-fritas

Nenhum comentário:

Postar um comentário