sábado, 17 de abril de 2010

Fondue um Ritual do Inverno

Como começou a fondue

Antes de mais nada fique sabendo que a fondue é feminina. Esta preparação nasceu na Suíça francesa, daí o seu nome, fondue em francês significa queijo fundido ou derretido. No caso desta preparação é queijo derretido no vinho, no qual se mergulha o pão.



No século XIII, alguns povos do Alpes Suíço produziram mais queijo do que o necessário para o comércio externo e interno. Com a chegada do inverno eles endureceram e foi aí que alguém teve a brilhante idéia de derreter o exagero produzido. Para conservá-lo adicionaram bebida alcoólica e a escolhida foi o kirsch, a pinga de cereja produzida por esse povo. Assim, eles passaram a estocar blocos derretidos com o destilado, que
endurecia com o frio, mas não estragava. No momento de comer, bastava derretê-los novamente.
Depois da fondue de queijo nasceram as variáveis, como a fondue bourguignonne que nada mais é do que carne frita em óleo. Surgiram também as de peixe, de camarão e de chocolate.


Fogareiro: primeiro passo da fondue

O primeiro passo para cozinhar sobre a mesa é ter à mão um fogareiro. Existe uma grande variedade de material e formato deles, os melhores são aqueles que o queimador é de fácil manejo, desliga-se facilmente e permite sua retirada sem risco de queimar. Há quatro tipos de fonte de calor que podem ser usadas no preparo da fondue. São eles: álcool, vela, gás e energia elétrica.


A fonte de calor mais comum é o álcool e é usada para qualquer tipo de fondue. Não use queimadores com algodão e sim com lã de vidro não inflamável. Despeje álcool e regule o tamanho da chama mediante pelo filtro. Fogareiro com álcool são mais apropriados para manter fervente a fondue. O tempo de combustão neste tipo de fogareiro, em chama alta, é mais ou menos de uma hora. Na chama média ou baixa é de duas horas.


A vela é a fonte de calor mais fraca, com ela é possível derreter c
hocolate e manter as fondues e os molhos quentes, mas não é possível ferver.

Os queimadores que usam gás (
butano) permite cozimento sobre a mesa e com ele pode-se ferver em chama alta. Para manter as fondues em ebulição basta chama média ou baixa.

Os aparelhos elétricos para fondues são mais práticos, mas não têm o mesmo romantismo e não o mesmo aconchego quando comparado com as chamas. Por outro lado, permite controle de temperatura.

A fondue de queijo

O que você precisa ter: um fogareiro com queimador a álcool, uma panela para fondue, garfos (de preferência cabos de madeira) compridos e com dentes retos, pratos e cesta de pão.
O material da panela pode ser de argila esmaltada já que a fondue de queijo não necessita de uma temperatura muito elevada, até 85°C. Verifique a alça com cuidado. Ela deve ser resistente, pois a massa de queijo é pesada.


Os queijos mais indicados para fazer a fondue:

1. Emmental do allgau ou suíço: trata-se de um queijo duro, amarelo-claro, de sabor suave. Ideal para ser fundido após 6 meses de cura e deve ser ralado.


Queijo Suiço

2. Bel paese: queijo italiano amanteigado, bem suave e cremoso. Deve ser combinado com um queijo mais duro.


Bel paese

3. Cantal: queijo francês bem curado, aromático e meio duro.

Cantal

4. Cheddar: queijo inglês suave, duro, de consistência farinhosa. Antes de fazer a fondue, corte-o em cubos pequenos.

Cheddar

5. Chester: queijo inglês duro. O de cura recente é suave, já a mais antiga tem sabor mais aromático e forte. É um queijo que derrete com facilidade.

Chester

6. Comté: queijo francês duro, parecido com o gruyère, dá bons resultados depois de derretido.


Comté

7. Edam: queijo suave da Holanda e escolha os mais novos para fazer a fondue.

Edam

8. Fontina: queijo italiano gorduroso, de aroma suave e um sabor levemente adocicado, quase que derrete na boca.

Fontina

9. Gouda: queijo cremoso e delicado e macio. Derrete com facilidade e dá uma boa mistura com os outros ingredientes da fondue. Quando fresco é mais suave e é indicado para crianças
Gouda

10. Gruyère:queijo suíço, duro e com um sabor mais forte que o emmental.

Gruyère

11. Mussarela:queijo italiano, levemente ácido. É mais indicado para preparar fondues à base de leite e não dá bons resultados quando misturados com bebida alcóolica.

Mussarela

12. Provolone:queijo italiano de casca bem dura e com um sabor adocicado quando fresco. Já curado torna-se picante. Para fondues deve-se misturar com emmental ou gruyère.

Provolone

1 3. Tilsit: queijo alemão firme, de coloração dourada, de gosto acre e levemente ácido. Para fazer fondue precisam ser misturados com um queijo de sabor mais suave.

Tilsit

Dicas para uma boa fondue de queijo
1. Se a fondue engrossar, aqueça à parte um pouco de vinho e despeje na massa sem parar de mexer.

2. Se a fondue ficar mole, junte um pouco mais de queijo ralado, sem parar de mexer, até a massa encorpar. Outra opção é adicionar um pouco de maisena dissolvida em leite
morno. Mexa até encorpar.

3. Se massa empelotar: isto, normalmente, acontece quando se mistura vinho muito doce. Para melhorar a textura, acrescente suco de limão, vinagr
e e vinho seco.


Tipos de carne

Filé mignon

Você pode escolher carne de boi, cordeiro ou de aves desde que seja de textura delicada e sem gordura aparente. O filé mignon é o mais indicado pela sua maciez. Limpe-o bem e corte em cubos ou tiras.


Dicas para uma boa fondue de carne

1. Para levar a fondue de carne à mesa, coloque papel impermeável entr
e as fatias de carne, isto evitará que elas grudem e facilitando o manuseio.

2. Se a carne estiver cortada em tiras, enrole-a no garfo apropriado para fondue, se for cubo basta espetá-la. Só depois frite no óleo bem quente. Os garfos com dentes pequenos espetam com mais firmeza.

3. Para deixar a sua fondue de carne mais saborosa, corte a carne e coloque-a em uma tigela forrada com rodelas de cebola. Regue com azeite de oliva, coloque um
ramo de manjericão e salpique pimenta-do-reino em grãos. Espalhe com uma camada de cebola e cubra com papel-alumínio ou filme plástico. Deixe tomar gosto por 12 horas. No outro dia, antes de servir, retire os pedaços de carne e seque com toalha de papel.

4. Caso prefira carne de aves, o filé é mais apropriado. Tome cuidado para não fritar em excesso, assim a carne ficará seca, elástica e perderá o sabor.


Preparo


Não tempere a carne com sal antes de fritá-la, pois isto faria a carne
criar água e, conseqüentemente, o óleo espirra e não coloque ervas sobre a carne antes de fritar, pois elas queimam e deixam um aroma desagradável. Para levar a fondue de carne à mesa, coloque filme plástico entre as fatias de carne, isto evitará que elas grudem e facilitará o manuseio. Se a carne estiver cortada em tiras, enrole-a no garfo apropriado para fondue, se for cubo basta espetá-la. Só depois frite no óleo bem quente. Os garfos com dentes pequenos espetam com mais firmeza.


Para acompanhar a fondue de carne


1. Monte um conjunto de temperos e leve à mesa, como sal, páprica, pimenta-
do-reino moída. Só tempere a carne depois de frita.

2. Não tempere a carne com sal antes de fritá-la, pois isto faria a carne criar água e, consequentemente, o óleo espirra.
Não coloque ervas sobre a carne antes fritar, pois elas queimam e deixam um aroma desagradável.


3. Distribua em tigelas pequenas pepino em conserva, azeitonas, mini cenouras, tiras de pimentão, pedaços de talo de salsão.

4. Sirva pelo menos quatro molhos diferentes.
Se preferir, sirva com alguns legumes crus: talos de salsão, cenoura, pepino e folhas.
A fondue doce é uma excelente sobremesa para um dia mais frio e, ainda, deixa o seu jantar mais aconchegante. Para festas de criança é também uma boa opção. A mais comum é a de chocolate. Experimente também o de caramelo, o marshmallow.
Dando mais sabor a sua receita

Para deixar sua fondue de carne mais saborosa, corte a carne e coloque-a em uma tigela forrada com rodelas de cebola. Regue com azeite de oliva, coloque um ramo de manjericão e salpique pimenta-do-reino em grãos (não coloque sal). Espalhe com uma camada de cebola e cubra com papel-alumínio ou filme plástico. Deixe tomar gosto por 12 horas. No outro dia, antes de servir, retire os pedaços de carne e seque com toalha de papel.
Para acompanhar a fondue de carne


Monte um conjunto de temperos e leve à mesa, como sal, páprica, pimenta-do-reino moída. Só tempere a carne depois de frita. Distribua em pequenas tigelas pepino em conserva, azeitonas, mini cenouras, tiras de pimentão, pedaços de talo de salsão. Sirva pelo m
enos quatro molhos diferentes.


Fondues doces




A fondue de chocolate também é bem-vindo. Nesse caso, uva itália, maçã picada, banana picada, morangos, abacaxi e até pedaços de bolo (desde que consistente), são mergulhados pelos convidados em um creme de chocolate quente! Confira essa deliciosa versão com a receita de fondue de chocolate e se delicie! Experimente também a fondue de marshmallow que faz uma combinação perfeita com pedaços de bolo de chocolate!
Dicas para a fondue doce
A fondue doce é uma excelente sobremesa para dias frios. A mais comum é a de chocolate, mas vale a pena experimentar a de caramelo e a de marshmallow. O importante é saber que cada tipo de fondue requer uma temperatura adequada.
A fonte de calor mais comum é o álcool, que pode ser usado para
qualquer tipo de fondue, bastando regular a chama. Excepcionalmente para o preparo da fondue de chocolate, aconselhamos utilizar a vela que não deve aquecer demais.

Fondue de chocolate

Saborear uma boa receita é sempre muito bom, principalmente quando se trata de doce. O mercado está bem variado nesse quesito, mas nada melhor do que dedicar alguns momentos do seu dia para preparar um prato delicioso. O Fondue foi criado na suíça, mas somente na década de 50 ele adotou o chocolate como o seu principal ingrediente.
O inverno está chegando e com ele o fondue volta a ser o doce mais apre
ciado. A receita tem variações, porém todas resultam em um doce que vai aquecer o corpo e proporcionar prazer ao longo da estação mais fria do ano. Veja a seguir uma maravilhosa receita de Fondue de Chocolate:
Ingredientes:
100g de chocolate meio-amargo
400g de chocolate ao leite em barra
Frutas picadas (morango, banana)
1 cálice de licor
1 lata de creme de leite
Modo de Fazer:

O primeiro passo deve ser derreter o chocolate no micro-ondas, depois leve ao fogo e misture o licor gradualmente. Acrescente o creme de leite e continue mexendo até que a mistura ganhe consistência. É importante ficar atento para que o conteúdo da panela não corra o risco de empelotar. Em seguida passe a mistura nas frutas e use um réchaud para servir.

Comida rústica, ideal para um grupo de 4 a 6 pessoas e leva em média de 2 a 3 horas de serenidade para ser comido. Para facilitar o serviço, é preciso bastante espaço na mesa e é necessário que todos os acompanhamentos do prato sejam cortados em porções pequenas antes de serem servidos. Para os fondues mais conhecidos, calcula-se em média, por pessoa, sem os acompanhamentos:


300 gramas carne
200 gramas queijo
150 gramas chocolate
250 gramas camarão.

Como servir e comer o Fondue:
Servir: Os molhos e os acompanhamentos são colocados no prato rústico de
cerâmica que possui várias divisões. A porção já preparada é retirada cuidadosamente do garfo de fondue, colocada no prato e comida com o garfo e faca de mesa. O Fondue de queijo e o de fruta são levados diretamente à boca com o garfo de fondue.

Queijo: quando o pães tiver bastante envolvido em queijo, é levado à boca com o garfo na mão direita e os acompanhamentos são comidos com o garfo e a faca grandes. Antes de colocar o queijo na panela, passar um dente de alho dentro dela com bastante força.

Carne: como a carne precisa mais tempo para fritar, é necessário que cada pessoa tenha dois garfos de fondue marcados com a mesma cor. Quando a carne fritar, será colocada no prato de cerâmica e comida junto com os acompanhamentos com o garfo e a faca grandes. (é usado um óleo vegetal com a temperatura constante de 190° . Para ele não salpicar, é colocada uma batata descascada dentro da panela).


Bebida
É servido para acompanhar o fondue de queijo um vinho branco seco,
e para o de carne um vinho tinto seco.

Montagem da Mesa
1. Garfo mesa do lado esquerdo;
2. Faca mesa do lado direito;
3. Garfo de fondue de queijo ou de carne do lado direito com uma inclinação de
45;
4. Prato rústico de fondue com divisões para os molhos e os acompanhamentos;
5. Prato de pão, faca de manteiga e cesta com pão (exceto para o fondue de queijo);
6. Copo de vinho branco ou tinto, lado eireito, 1 cm acima da ponta da faca;
7. Panela de fondue de queijo (cerâmica) ou carne (metal) com fogareiro a gás;
8. Suficiente recipiente de louça ou madeira para colocar os molhos e os acompanhamentos;
9. Pimenteiro e saleiro;
10. Guardanapo sobre o prato de pão.


Fonte:

http://www.fonduemezzanino.com.br/


Um comentário:

  1. Parabéns, estava em duvida sobre qual aparelho de fondue comprar (elétrico ou álcool), sua explicação inicial a respeito dos tipos foi crucial para minha escolha. Vou ficar com o romantismo do fogo. Adorei o texto!

    ResponderExcluir