segunda-feira, 11 de outubro de 2010

História da cozinha do sudeste asiático


por Chef Ken Francis K. Kusayanagi

A comida do Sudeste Asiático, se caracteriza por uma mescla de sabores e pela combinação de elementos das mais antigas e tradicionais culinárias: a indiana e a milenar cozinha chinesa. Os fatores religioso e cultural, também são fundamentais na construção de um hábito alimentar, assim como os climáticos e sociais. A região do Sudeste Asiático, esteve à mercê de diversas influências culturais e políticas de diferentes povos, em diferentes momentos de sua história, desde os árabes (que levaram o Islã para alguns lugares da região), até portugueses, holandeses, ingleses, franceses e os já citados vizinhos chineses e indianos.
Os temperos e o paladar local, são resultado de um refinamento e da combinação de elementos trazidos por todas estas culturas, um ótimo exemplo disto, é o largo uso da pimenta vermelha (dedo de moça) que foi trazida até a região pelos portugueses no século XVI, até então a pimenta do reino era a mais usada. No Vietnam, antiga Indochina francesa, as influências européias estão muito presentes na comida, entretanto, esta influência é muito recente, resultado do período colonial (século XIX), quando as potências européias exerceram sua hegemonia na região em sua sede por matérias primas para suas crescentes indústrias e mercados consumidores. A região ficou sobre a hegemonia de potências como: Inglaterra (Índia, Paquistão, Malásia, Singapura e Birmânia), Holanda (Indonésia), França (Vietnam, Laos e Camboja). A Tailândia, na época era o chamado Reino do Sião, permaneceu independente, sua culinária sofreu influencias européias também, mas por não ter passado por uma colonização sistemática como alguns de seus vizinhos, manteve-se com uma identidade mais acentuada.
Podemos dizer que na culinária do Sudeste Asiático existe uma harmonização de três sabores: o apimentado, o ácido e o doce, o que reflete um refinamento na combinação de sabores e texturas. O milenar arroz proveniente da Índia com todas suas variedades, é uma das bases mais importantes da alimentação asiática, sendo largamente plantado e consumido das formas mais diversas, doces, salgado e em forma de farinha. O mesmo se deu com a soja proveniente da China, convertida em inúmeros produtos que vão do shoyo ao óleo. Incontáveis legumes, frutas e verduras em comum, são produtos de intenso intercambio entre os diferentes povos que passaram pela região e deram a sua contribuição.
Hoje em dia a cozinha do Sudeste Asiático ganha cada vez mais adeptos ao redor do mundo, destacando-se como uma das novas e inovadoras vertentes da cozinha internacional. No Brasil ja existem alguns restaurantes com bom reconhecimento, avaliados por estrangeiros e nativos da região, como tive a oportunidade de comprovar nos quatro anos que tenho trabalhado no Lagundri, recebendo inúmeros clientes que são conhecedores e apreciadores desta comida.
Fonte:

http://www.espacogourmetgastronomia.com.br/index.php?modulo=4&acao=detalhe&cod=569

3 comentários: