sábado, 13 de novembro de 2010

A arte de cozinhar


A arte de cozinhar

A arte de cozinhar não pode se transformar em fazer arte na cozinha. Feijão queimado e arroz sem cor não garantem elogios. Para driblar a falta de tempo e garantir mais qualidade e sabor na hora de preparar os alimentos, a chef do Oba Hortifruti Magna Santos preparou algumas dicas que vão tornar mais prático e agradável o dia-a-dia na cozinha e ainda dar um toque especial as suas receitas.

O segredo das batatas

Para conseguir batatas fritas bem sequinhas, coloque-as depois de cortadas em água fervente por alguns minutos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha.

Para um purê de batatas ainda mais saboroso, substitua o leite pelo creme de leite.

Preparo do bolo

Em vez de untar a forma de bolo com farinha de trigo, utilize aveia, farinha de rosca ou farelo de trigo. Além de ficar mais saudável, o bolo ganha uma textura diferente.

Na hora de desenformar, polvilhe o prato com açúcar de confeiteiro para que o bolo não grude no recipiente.

Para assar massa folhada, não unte nem polvilhe a assadeira. Use sempre uma assadeira molhada.

Vegetais cozidos

Quer os vegetais com boa aparência? Se forem verdes, destampe a panela durante o cozimento. Se forem brancos ou amarelos, deixe a panela tampada.

Ao cozinhar beterrabas, junte um pouco de suco de limão e açúcar para conservar a cor. Esta água pode ser aproveitada no preparo de sopas, pois é rica em sais minerais e vitaminas.

Para cozinhar a mandioca mais rapidamente, não coloque sal na água. Depois de cozida, tempere a gosto.

Para manter a couve-flor branca, adicione um pouco de leite à água do cozimento.

Mais sabor e aroma

Um simples galho de alecrim no azeite pode fazer a maior diferença. Quem gosta de temperar a salada com molho à base de azeite de oliva pode dar um toque ainda mais especial ao colocar no vidro de azeite um galho de alecrim fresco, um dente de alho, uma pimenta de cheiro ou malagueta. A mistura pode ser usada em qualquer receita.

Deixe os dentes de alho de molho em água durante dez minutos antes de usar. As casquinhas se soltarão facilmente e você não ficará com cheiro de alho nas mãos.

Descasque ou corte cebola embaixo da torneira, com apenas um fio de água corrente.

Fonte:

http://www.gourmetvirtual.com.br/noticias/a-arte-de-cozinhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário