quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Bistrô X Trattoria

No livro Bistrô x Trattoria, lançado na segunda, dia 8, em São Paulo, os chefs Hamilton Mellão e Yann Corderon divertem o leitor com mini-entrevistas e fotos que estimulam a rivalidade entre a cozinha francesa e a italiana. Assinado pela jornalista Nilu Lebert, o livro traz ainda 70 receitas dos dois tradicionais países.


Segundo Mellão, a ideia para a obra surgiu no restaurante do Yann. “Nilu e eu estávamos almoçando lá, e, quando Yann se juntou a nós, começamos a praticar uma modalidade de esgrima, apenas verbal, que consiste em tirar sarro da comida, dos hábitos e manias dos franceses e italianos, um esporte consagrado quando cozinheiros dos dois países se encontram. Em meio à contenda, concluímos que existem mais similitudes do que diferenças entre as duas cozinhas. A Nilu interrompeu a conversa dizendo: “Isso daria um livro...”, diverte-se Mellão.


Em toda a obra, as culinárias francesa e italiana são apresentadas de forma cruzada e comparativa, esclarecendo as razões pelas quais as escolas se assemelham. Os argumentos são apresentados partindo da esfera ampla e chegando ao detalhe, do ingrediente ao prato final, do passado ao presente, abordando até as questões climáticas para o cultivo de determinados alimentos. Desta forma, amarram-se todas as pontas históricas e culturais que, de alguma maneira, resultaram em gastronomias independentes, mas com muito em comum. Tudo em tom didático, temperado pela verborragia e patriotismo de ambos, outro ponto similar entre os países.


Publicado pela editora Melhoramentos, o livro custa R$ 89 e já está disponível nas livrarias do país.

Fonte:

http://basilico.uol.com.br/1951-artigos-BISTRO-X-TRATTORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário