segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dê novo sabor às carnes com molho de abacaxi e coentro

Dê novo sabor às carnes com molho de abacaxi e coentro
da Livraria da Folha

Chef francês ensina diversos molhos para diferentes pratos

Um dos segredos da culinária é o tempero. É com ele que se dá um sabor especial ao prato, que faz com a receita tenha o toque único do chef. Carnes, massas e saladas tornam-se completamente diferentes com o molho correto.
Cozinhar é uma arte próxima da química, ou da alquimia. Precisa-se conhecer os sabores para combiná-los e transformar um desastre em almoço cinco estrelas. Para quem não tem autonomia suficiente de criar os próprios temperos, "Receitas de Molhos" oferece uma grande variedade de opções.
São receitas lights, gordurosas, simples, complexas, salgadas e doces. Além do preparo, há sugestões de como combiná-los com outros pratos. O livro oferece, também, opções para suavizar o sabor do molho, quando utilizados ingredientes que não agradam a todos.
As opções doces servem muito bem a pratos salgados, criando um contraste que ressaltam o sabor original dos alimentos. Veja como preparar salsa de abacaxi com coentro, ideal para acompanhar carnes. 

Salsa de abacaxi com coentro 

Rendimento:
4 porções
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- 300 g de abacaxi descascado e cortado em cubos de 1 cm
- 1/2 pimenta vermelha serrano bem picada
- 1 colher (sopa) de sambal oelek*
- 1 colher (chá) de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de folhas de coentro picadas
- uma pequena pitada de sal
Modo de preparo
Leve ao fogo médio uma frigideira antiaderente e polvilhe o fundo com o açúcar mascavo.Assim que o açúcar derreter e ficar quase caramelizado, acrescente os cubos de abacaxi. Cozinhe o abacaxi por cerca de 4-5 minutos, mexendo de minuto em minuto com uma espátula de madeira até ficar levemente caramelizado.
Despeje o abacaxi em um recipiente e junte a pimenta, o sambal oelek, o suco de limão e o coentro. Misture bem com uma colher, acrescentando sal a gosto.
Cubra com filme plástico e reserve até a hora de servir.
Observação:
Nem todo mundo gosta de coentro fresco. Quando for usá-lo, sugiro que inclua apenas a metade da quantidade indicada na receita, e sirva o restante em um recipiente separado. Como alternativa, você pode substituir metade da quantidade de coentro por salsa picada.
Uma salsa deliciosa para acompanhar pratos de churrasco, como costelas de porco ou linguiça, peito de pato ou peixe-espada.
Fica melhor se servida morna, por isso deve ser preparada com 1 hora de antecedência, pelo menos.
*Sambal é um condimento utilizado na Índia e na Indonésia, tendo uma infinidade de variações. O sambal oelek é composto por pimentas chilli, açúcar mascavo e sal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário