domingo, 21 de novembro de 2010

Representante da OMT e empresários analisam o turismo sob a ótica da globalização


Representante da OMT e empresários analisam o turismo sob a ótica da globalização
Assunto foi o tema central da programação que abriu a parte técnica do 22º Festuris

Sob o tema Um novo olhar sobre a Indústria Turística em uma Economia Globalizada, o programa técnico do 22º Festival do Turismo de Gramado foi aberto com a participação do diretor executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, do presidente do Conselho da GJP Participações, Guilherme Paulus, e da empresária Chieko Aoki, presidente do grupo que leva seu nome e congrega as redes Blue Tree e Spotligh Hotels. A primeira parte do painel contou, ainda, com a presença da presidente da Abav-RS, Rita Vasconcelos, e do vice-presidente da entidade e diretor da Arquipélago Viagens, Francisco Luiz Weinmann. 

O congresso acontece no Centro de Convenções do Serrano Resort, paralelamente à exposição sediada no Serra Park. No primeiro bloco, Favilla trouxe dados recentes da OMT que traçam as perspectivas para o setor nos próximos anos e destacou, além dos números de crescimento, por região, os impactos substanciais do setor em diferentes dimensões – na diversificação e abertura da economia; como gerador de emprego; pelo seu efeito multiplicador e de redistribuição de riquezas entre países; como catalisador de desenvolvimento em regiões menos favorecidas; de preservação de riquezas naturais e culturais; e pelo potencial para a abertura de oportunidades e o incentivo ao empreendedorismo.

Guilherme Paulus focou sua apresentação na contribuição das empresas do seu grupo para o setor por meio de ações focadas em três pilares: modelo de negócios, investimentos e sustentabilidade. Ao longo dos 38 anos de existência, a atuação da CVC foi particularmente lembrada por iniciativas pioneiras, como a criação de lojas virtuais, instalação de pontos de venda em shopping centers, fretamento de navios na costa brasileira e a instituição da modalidade de parcelamento na venda de viagens.

A empresária Chieko Aoki, por sua vez, discorreu sobre a Gestão de Serviços e Liberdade Criativa, e o presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, falou de Gestão Estratégica de Marketing e Vendas no Turismo, ambos ressaltando preceitos e filosofias que norteiam suas empresas e a forma como se relacionam com parceiros, clientes e colaboradores. O painel foi encerrado por Faustino Pereira, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). 

Amanhã, dia 20, o congresso segue com debates que terão como temas: Ampliando Negócios Através dos Novos Nichos de Mercado - Turismo de Pesca Amadora; Captação de Recursos para Qualificação dos Produtos Turísticos com Vistas à Copa; e Desafio Aéreo: Aeroportos no Limite – Companhias Aéreas Comprometidas com Atendimento. A grade temática do evento este ano foi preparada em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS).

Fonte:

http://www.revistahotelnews.com.br/2009/noticia.php?req_url=006&id_noticia=717

Nenhum comentário:

Postar um comentário