domingo, 26 de agosto de 2012

Conheça a História do Açaí

A lenda envolve uma tribo indígena
Da Redação Multimídia
Conta a lenda que existia uma tribo indígena muito numerosa. Como os alimentos estavam escassos, era difícil conseguir comida para toda a tribo. Então o cacique Itaki tomou uma decisão muito cruel. Resolveu que a partir daquele dia todas as crianças recém-nascidas seriam sacrificadas para evitar o aumento populacional da tribo
Até que um dia a filha do cacique, chamada Iaçá, deu à luz uma menina que também teve de ser

sacrificada. Iaçá ficou desesperada, chorava todas as noites de saudades. Ficando vários dias

enclausurada em sua oca e pediu a Tupã que mostrasse ao seu pai outra maneira de ajudar seu povo,

sem o sacrifício das crianças.

Certa noite de lua, Iaçá ouviu um choro de criança. Aproximou-se da porta de sua oca e viu sua filhinha sorridente, ao pé de uma grande palmeira. Lançou-se em direção à filha, abraçando - a. Porém misteriosamente sua filha desapareceu.

Iaçá, inconsolável, chorou muito até morrer. No dia seguinte seu corpo foi encontrado abraçado ao tronco da palmeira, porém no rosto trazia ainda um sorriso de felicidade e seus olhos estavam em direção ao alto da palmeira, que se encontrava carregada de frutinhos escuros.
Itaki então mandou que apanhassem os frutos, obtendo um vinho avermelhado que batizou de acaí, em homenagem a sua filha (Iaçá invertido). Alimentou seu povo e, a partir deste dia, suspendeu a ordem de sacrificar as crianças. (Fonte Wikipédia)

A RIQUEZA DO AÇAI !!!


Além de ser delicioso, o açaí é também é uma fruta muito nutritiva!

No início era mais consumido por esportistas, principalmente os surfistas, que depois de horas no mar, saiam cansados e famintos. Mais tarde, o açaí acabou virando moda e hoje é consumido por milhares de pessoas preocupadas com a saúde, sendo indicado na prevenção de inúmeras doenças.
Considerada uma das plantas medicinais mais importante e populares, o açai é detentor de inúmeras propriedades nutricionais e terapêuticas, podendo ser consumida das mais diversas formas, tanto como sucos, em pó ou suplementos nutricionais.

Essa fruta, possui vários benéficios, entre elas a capacidade de proteger o coração, devido apresentar uma grande parte de ácido graxo monoinsaturado essencial, em torno de 60%, como oleico (ômega 9) que auxilia na redução dos níveis do LDL, enquanto mantém os do HDL e 12 % de linoléico (ômega 6), que são ácido graxo poliinsaturado essencial, comprovadamente são gorduras que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração.

O açai também capaz de fortalecer o sistema imunológico, combater infecções, ajudar no transporte e absorção de vitaminas lipossoluveis (Vit. A, E, D. e K).

Excelente tônico natural que pode ser incorporado na maioria das dietas e regimes diários da alimentação para melhorar a disposição e a resistência. Mas deve ter bastante cuidado, uma vez que essa fruta é altamente calórica, oferecendo em 100 g de polpa uma média de 247 calorias.

Em um estudo realizado pela Universidade Estadual da Flórida (EUA), mostrou que a fruta do açai tem um grande potencial para ajudar pessoas que enfrentam condições debilitadas de saúde e até mesmo apresenta benéficios para o tratamento do câncer, uma vez que vai enfraquecer ou até mesmo destruir células cancerígenas.

Além disso, o açaí é um dos alimentos mais ricos em ferro, esse mineral vai auxiliar na oxigenação das células do sangue, evitando a anemia, e ajudar no fortalecimento muscular, contribuindo no ganho de massa muscular, isso devido a apresentar um complexo essencial de aminoácidos, juntamente com valiosas substâncias minerais, vitais à adequada contração e regeneração muscular.
O açai, é também uma importante fonte de fibras, atuando na saúde do trato digestivo, com a eliminação de resíduos pelo corpo. Mas, não pense que para por ai, essa maravilha de fruta é rica em vitamina E, um poderoso antioxidante natural, importante na eliminação dos radicais livres. Essa fruta contém um volume de 10-30 vezes maior de antiocianinas (antioxidantes roxos) se comparado ao vinho tinto.

INFORMAÇÕES

A árvore que produz o açaí chama-se açaízeiro. É uma espécie de palmeira encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá.

O açaí pode ser consumido de diversas formas: sucos, doces, sorvetes e geléias. Atualmente é muito consumido o açaí na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos. Na região amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou tapioca.

A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias.

O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios.

Encontramos nesta fruta as seguintes vitaminas: vitaminas C, B1 e B2.

O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.

A indústria de cosmésticos nacional e internacional está utilizando o açaí para produzir cremes, shampos e outros produtos de beleza.

As sementes do açaí são utilizadas no artesanato da região norte.

As folhas do açaízeiro são usadas para a produção de produtos trançados (bolsas, redes, sacolas, etc) e, devido sua resistência, serve como cobertura de casas (produção de telhados).

2 comentários:

  1. Essa fruta misteriosa eu conheci quando ainda cainça - e mãe nós dava pela manhã como suco, o sorvete e creme...hum nem imagine! Quando jovem meu pai mandou eu vender o suco para ajudar na despesa da família muito fazem até hoje em casa sempre tem uma maquina, batia antes de ir para a escola.Tome é legal!!!

    ResponderExcluir