quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Macarrão Ótima Fonte de Carboidratos para Idosos.



 Saúde e Energia.



Segundo o Insttuto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa é que até 2050 a expectativa de vida alcance os 81 anos. Um acréscimo significativo em comparação aos 77 anos previstos em pesquisas anteriores. Para chegar lá, não há fórmula perfeita, mas recomendações não faltam. Como o envelhecimento altera o metabolismo, apresentando mudanças fisiológicas, a atividade física é essencial para a saúde. Os exercícios ajudam no bom funcionamento do organismo e no aumento de massa muscular, assim como reduzem o tempo de recuperação de lesões e traumas.

Porém, para apresentar bom desempenho e saúde na terceira idade, é indispensável aliar dietas balanceadas às atividades. Segundo a nutricionista Roberta Costi, o idoso considerado ativo precisa dar atenção redobrada à alimentação. “Independente de idade, qualquer indivíduo que pratica atividades físicas precisa elevar a ingestão calórica, pois apresenta maior gasto de energia. Inclusive, às vezes, é necessário aumentar até mesmo a quantidade de comida nas refeições”, explica. A especialista alerta que, se o idoso tiver o peso adequado para a sua faixa etária e começar a perder peso, significa que está se alimentando pouco e ainda pode estar perdendo massa muscular, fatores que não devem ocorrer. Roberta também lembra a importância de alimentar-se a cada três horas, para que a energia seja mantida.

Sendo assim, a nutricionista argumenta que proteínas, vitaminas, carboidratos e água não podem faltar na dieta. As primeiras vão atuar na manutenção do metabolismo, sendo os alimentos de origem animal, como carnes, os mais completos, logo, recomendados. Aposte também nos derivados de leite, como queijo e iogurte, para o café da manhã e lanches. As vitaminas, presentes em frutas e vegetais, regulam o organismo. Os carboidratos, existentes em frutas e massas, vão fornecer energia, ou seja, glicose, importante para quem pratica exercícios. A hidratação é outro requisito obrigatório. Afinal, se o indivíduo transpira, perde líquido. Portanto, não se esqueça de aumentar também a ingestão de água.
Fonte:
Folha de Pernambuco
A pasta foi trazida da China e introduzida na Itália por Marco Polo no século XIV, onde recebeu o nome de "tri", na ilha da Sicília durante o domínio árabe. No século XV, ela era conhecida como "Vermicelli" ou pequenas vermes e, hoje, o nome usado para pasta é macarrão.

A indústria das pastas alimentares nasceu na Itália, que possui um trigo seco e rico em glúten. A matéria-prima é a sêmola, que resulta da trituração de amêndoas do grão do trigo. Esse, para dar bons produtos, deve ser rico em glúten e ter propriedades altamente adesivas. A sêmola é reduzida a pasta, depois amassada, misturada com água e sal, só então a pasta é tratada e moldada nos diversos aparelhos mecânicos que lhe dão as formas mais variadas.

Pasta significa "Massa". Para os italianos é a palavra mais popular da gastronomia do país. Existe, atualmente na Itália, uma variedade de, aproximadamente, 600 formas de massas com diferentes cores e tamanhos.

A pasta é classificada em dois grupos:

Pasta seca feita em fábricas, com trigo (sêmola), água e sal, é vendida em pacotes de 250 g. e 500 g., que podem ser guardados por vários meses;

Pasta fatta in casa feita com trigo (sêmola), água , ovo e sal. São preparadas pelas próprias famílias ou restaurantes.
A variedade dos molhos é quase proporcional à quantidade das formas. Porém, os italianos ainda não chegaram a uma redundância: determinando qual o molho mais apropriado para cada tipo de massa. As regiões trabalham independentes com suas receitas tradicionais em relação a cada molho e não aceitam qualquer opinião sobre esse assunto. Contudo, é confirmado que o molho de tomate é o mais conhecido e usado nas receitas com as pastas.

O tempo de cozinhar depende do tipo de cada pasta. Ele é marcado no momento em que a água com o sal e o óleo começam a ferver novamente, após a pasta ter sido colocada cuidadosamente dentro dela. O importante para a pasta é que sua consistência não fique mole, e sim al dente, firme.

A pasta para cozinhar precisa em média:

* Pasta de sopa entre 4 e 5 minutos;
* o espaguete entre 11 e 12 minutos;
* o macarroni grande 15 minutos.

Como servir e comer o Espaguete com molho
Servido num prato fundo quente, com queijo parmesão a gosto e comido com garfo e colher grandes.

Comer: segurando com a mão direita, enfia-se o garfo entre o espaguete, depois levanta-se uma pequena porção e separa-se, cuidadosamente, da porção maior com ajuda da colher na mão esquerda. Em seguida, vai girando o garfo para enrolar o espaguete apoiado na colher. Quando estiver enrolado no garfo, o espaguete é levado à boca e comido. Acompanha pão branco, com ou sem manteiga.

Bebida:

Com molho branco, é servido um vinho branco que pode ser Frascati e com molho escuro, um vinho tinto que pode ser um Chianti ou Valpolicelia.
Montagem da Mesa:

1. Garfo grande do lado direito;
2. Colher grande do lado esquerdo;
3. Prato de pão do lado esquerdo;
4. Faca de manteiga sobre o prato de pão;
5. Copo de vinho branco ou tinto, 1 cm acima do garfo;
6. Pimenteiro e saleiro;
7. Tigela pequena com queijo parmesão ralado e colher média;
8. Cesta com pão;
9. Guardanapo sobre o prato de pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário