segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Maracujá Está Repleto de Antoxidantes

Bastante vesátil, o maracujá está repleto de antoxidantes poderosos, como as vitaminas A e B, curativas, que retardam o aparecimento de sinais de envelhecimento.

Com o teor elevado de antoxidantes laranja, a vitamina A e o betacaroteno do maracujá ajudam a manter a pele jovem e saudável. Além de apreciar o sabor da frta, você também vai se proteger contra os danos causados pelos raios solares, como alterações pigmentares e rugas.

O sol é benéfico para nossa saúde, ajudando a melhorar o humor, a restaurar o sono e a manter a saúde, ajudando a melhorar o humor, a restaurar o sono e a manter a saúde dos ossos, porém, os raios UV são prejudiciais à nossa pele.

Muitas frutas, principalmente as tropicais como o maracujá, que recebem grandes quantidades de luz solar, cvontêm vitamina A e antioxidantes carotenoides para assegurar a proteção contra os raios UN durante o período de amadurecimento.

Ao consumir essas frutas, tiramos proveito das mesmas propriedades que asseguram a proteção contra a luz solar, além de ingerirmos as necessidades diárias de vitamina C.

Níveis elevados de potássio, fibras e vitamina C, que se associa para prever doenças cardíacas.Altamente alclina, ajuda na desintoxicação e no equlíbrio do nível dos líquidos, essenciais para manter a aparência jovem, Vitamina C ajuda a fundir o colágeno, que mntém a pele elástica, viçosa e sem rugas.

Dicas de consumo – Maracujá

A primeira referência ao maracujá no Brasil foi em 1587 no Tratado Descritivo do Brasil como “erva que dá fruto”. Maracujá é uma denominação indígena, de origem Tupi, que significa “alimento em forma de cuia”.

O maracujá é originário da América Tropical, com mais de 150 espécies nativas do BrasilNa década de 70, a comercialização do produto baseava-se apenas no mercado “in natura”. Nos anos 80, as indústrias extratoras de suco estimularam a expansão da cultura e o mercado do produto industrializado.

Na década de 90, a cultura apresenta sua maior expansão em terras paulistas, já que tem sido a alternativa agrícola mais atraente para a pequena propriedade cafeeira. Representa uma boa opção, pois o retorno do capital investido é rápido e permite ao produtor, dispor de um capital de giro durante quase o ano todo, variando esse período de acordo com o local de produção, podendo ser de doze meses no Estado do Pará, dez meses na Bahia, sete a nove meses em São Paulo e assim por diante.

O Brasil é um grande produtor e exportador da fruta, destacando-se o Estado do Pará, com mais de um terço da produção nacional. Em seguida, vem a região Nordeste, onde os Estados da Bahia, de Sergipe e do Ceará, juntos, alcançam também quase um terço da produção total e, depois, a região Sudeste, com um quarto da produção, onde o Estado de São Paulo é o líder.

Variedades:
• Maracujá amarelo ou azedo é o mais conhecido. Esta é a espécie mais cultivada e comercializada no Brasil, tanto para a indústria quanto para consumo “in natura”, por ser mais vigorosa, mais adaptada aos dias quentes, apresentar frutos de maior tamanho, com peso entre 43 e 250g, maior acidez total e maior rendimento de suco. Seu cultivo é indicado para regiões tropicais e subtropicais. O suco produzido com a fruta é muito apreciado e representa pelo menos 90% do mercado consumidor.

• Maracujá doce tem a sua produção e comercialização limitadas pela falta de hábito de consumo. Os frutos são ovais, de casca alaranjada, que lembram o mamão papaia, e pesam de 80 a 190 g. É menos rico em suco, é adocicado e de aroma agradável. É quase exclusivamente consumida como fruta fresca, pois a polpa adocicada, com forte e agradável odor, é até mesmo enjoativa quando processada na forma de suco. Pode ser destinado para exportação, pois os frutos por suas características agradam os consumidores, principalmente aos europeus, mercado ainda pouco conquistado.

Curiosidades:
O Brasil é o maior exportador de suco de maracujá do mundo. O suco de maracujá é comercializado, principalmente, como suco integral ou concentrado, sendo este vendido também congelado. Encontra-se também suco de maracujá nas formas de refresco, néctar, ou ainda, em mistura com outros sucos, principalmente laranja e abacaxi, sendo freqüentemente encontrados na forma “prontos para beber”.

O maracujá pode também ser utilizado para produzir bebidas (vinho, licor e batidas), laticínios (sorvetes e iogurtes), geléias, doces cristalizados e também em confeitaria (bolos, mousses, doces, recheios, etc).

Aspectos Nutricionais:

Devido as suas propriedades terapêuticas, tem valor medicinal: as folhas e o suco contêm passiflorina, que é um sedativo natural e o chá preparado com as folhas tem efeito diurético. Possui valor ornamental, devido as suas belas flores. Seu uso principal, no entanto, está na alimentação humana, na forma de sucos, doces, geléias, sorvetes e licores. É rico em vitamina C, cálcio e fósforo.

O suco do maracujá oferece ao organismo que o ingere, entre outras coisas, boa quantidade de vitaminas, especialmente A e C, além de sais minerais, como cálcio e ferro, e fibras.

Cada 100 ml de suco contém, em média, 53 calorias, variando conforme a espécie utilizada.
Como é um calmante natural e refrescante, a polpa de maracujá é ideal para os momentos de tensão. Rica em potássio, ferro, fósforo, cálcio carboidrato e vitaminas A, B2 e C.

Uso Medicinal:

O uso medicinal do maracujá, talvez uma das plantas medicinais mais conhecidas do Brasil, baseia-se nas propriedades calmantes, um sedativo natural encontrado nos frutos e folhas.

Tem propriedades depurativas, sedativas e antiinflamatórias. Suas sementes atuam como vermífugos, ou seja, que tem a finalidade de eliminar vermes. Por essas características, está incluído na monografia da Farmacopéia Brasileira.
O Maracujá, na culinária, pode ter vários usos a polpa, que envolve sementes de algumas espécies (principalmente maracujá-amarelo, maracujá-roxo e maracujá-doce) pode ser consumida ao natural ou usada no preparo de refrescos, pudins, sucos, sorvetes, batidas, musses e molhos (para acompanhar carnes, aves e peixes); industrialmente, produzem-se sucos concentrados. A polpa branca (aderente à casca) pode ser usada no preparo de maracujada, geléia de maracujá e compota de maracujá. O maracujá-açu, que pode chegar a pesar 3 quilos, é mais empregado no preparo de musses,

Fonte:
Livro:100 Receitas para Permanece Jovem
nplantas.com/maracuja
http://www.suapesquisa.com/frutas/maracuja.htm http://www.maracuja.com.br http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maracuja/maracuja-2.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário