quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Sherry - Produzido em Sanlucar de Barrameda

O "sherry" é produzido em um solo calcário nas cidades de Jerez de la Frontera e Sanlucar de Barraneda na região da Andaluzia na Espanha. A uva principal usada na sua produção é a Palomino(90%), Pedro Ximenez, Mantúo, Albillo e Canocaza.

A colheita da uva é feita na primeira semana de setembro. Elas são colocadas sobre uma esteira exposta ao sol e sobre elas é espalhado um tipo de pó de giz que provoca a perda de umidade, diminuindo a acidez e aumentando o teor alcóolico.
Depois que a uva é espremida, começa a primeira fase da fermentação que dura em média uma semana e segue os mesmos princípios da fermentação do vinho. Durante a fermentação, é adicionado aguardente de vinho. Em seguida, o mosto é colocado em barris de carvalho com capacidade para 600 litros, por um período de 3 meses. Depois, ele é filtrado, classificado os vinhos leves com bouquet que possuem a bactéria FLOUR será usado para a produção do "Sherry Fino e Amontillado” (que depois de misturado com álcool de vinho contém até 16% Vol.). E o vinho novo mais pesado, sem bouquet que não produz a bactéria FLOR será usado para a produção do "Sherry Oloroso” (que depois de misturado com álcool de vinho contém de 17 a 18% Vol.). O "sherry" deve ter no máximo 24% vol. de álcool, então o vinho é colocado para amadurecer por mais 3 anos nos barris de sherry chamados de CRIADEIRAS.

Na segunda fase da preparação do "sherry" , é usado o sistema SOLERA. Esse sistema, é a transferência do barril do sherry novo para o barril criadeira que contém o "sherry amadurecido”.

SISTEMA SOLERA: é uma sequência de três a cinco fileiras de barris uma em cima da outra. O "sherry" mais velho fica no barril-criadeira “de baixo” e já está pronto para ser engarrafado. Ele é engarrafado até que o barril atinja a metade de sua capacidade; com o "sherry" mais novo no barril de cima é dado início ao processo solera: O "sherry" do barril da segunda fileira de baixo é transferido para o barril da última fileira; o da terceira fileira é transferido para o da segunda e assim por diante até chegar ao barril da fileira de cima.
• Para manter a qualidade do "sherry" , depois que a garrafa for aberta, ele deve ser bebido no período máximo de 10 dias.

• Como na preparação do "sherry" são usados vinhos de safras diferentes, o ano não é colocado no rótulo da garrafa.

Tipos de "Sherrys":

Fino é a qualidade de "sherry" mais seco (extra dry), tem uma cor ouro-claro, possui um aroma delicado e definido lembrando a amêndoa. É servido frio como aperitivo. Possui entre 15 e 17% de vol. álcool.
Amontillado é um derivado do Fino porém, não tão seco e sua cor é mais forte. É servido frio como aperitivo. Possui 24% de vol. álcool.
Manzanilla é produzido em Sanlucar de Barrameda, possui uma cor ouro-claro, é seco e seu gosto lembra um pouco o sal. É servido frio como aperitivo. Possui 17% de vol. álcool.
Oloroso com o gosto meio doce (médium), este "sherry" é bem aromático e tem uma cor dourada-forte. Possui entre 18 e 20% de vol. álcool.
Cream ou Milk "sherry" derivado do oloroso, bastante doce e com a cor ouro-escuro. É servido com a temperatura ambiente como digestivo.

Marcas mais conhecidas:

Tio Pepe, Royal Permatin, El Cid, Bristol Cream, Dos Cortodos, Rio Viejo, Don Zoilo.

Como servir o "Sherry"?
Ele é servido no copo espanhol para "sherry" COPITA com a medida de 5 cl ou no copo pequeno com pé para aperitivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário