sexta-feira, 1 de março de 2013

Mel, Propriedade Terapèutica


Sendo um nutriente rico em propriedades naturalmente antiinflamatórias e anti-bacterianas, o mel é excel

Observação

Outros:Fosfato de Ca e Fe, ácidos fórmico e acético, fermentos, vitaminas A, B1, B2, B5, B6, C, E e K, e grãos de pólen.

Propriedades Terapêuticas

Dentre as inúmeras propriedades terapêuticas do mel, destacamos: energético, bactericida, anticéptico, antireumático, vasodilatador, diurético, digestivo, hiperglicémico, tonificante, antiespasmódico, sedativo, vermífugo, etc.

Faz bem aos intestinos, estômago, pulmões, garganta, coração, olhos. Tonifica e rejuvenesce a pele e os músculos.

O mel de eucalipto é usado como anticéptico, para tratamento de inflamações no trato respiratório e urinário, e vermífugo.

O mel mais utilizado é o suave mel de laranjeira com propriedades excelentes antiespasmódicas e sedativas. Recomendado também para nervosismo e palpitações.

Preservação do Mel

O mel ao ser retirado dos favos tem aparência aquosa, depois de um certo tempo apresenta-se pastoso ou granulado pela cristalização de açúcares, de acordo com a sua composição.

O mel cristalizado deve ser aquecido em banho-maria, no máximo a 50 º C, para não perder suas propriedades terapêuticas.

Pode possuir diversas cores, de acordo com o tipo de flor, e se mantém íntegro por longos períodos porque a abelha lhe adiciona ácido fórmico, um óptimo conservante, e a inibina, excelente bactericida.

A Geleia Real

A geleia-real é um super alimento, de consistência pastosa, cor amarela e sabor ácido, produzido pelas abelhas para alimentar as larvas e futuras rainhas.

Somente se conserva em baixas temperatura (menos de 10 º C), cerca de18 meses. Pode ser misturada ao mel e conservada em local fresco e escuro.

Composição Química (Masson, 1994):

Água: 66%

Glícidos: 14%

Prótidos: 10%

Lípidos: 6%

Outras: 3%

Observação

Outras: vitaminas, especialmente ácido pantoténico, hormonas, antibióticos e sais minerais.

Propriedades Terapêuticas

Facilita o metabolismo celular agindo como estimulante, fortificante, acelera a recuperação e tonifica o organismo, evita o envelhecimento precoce, antibiótico, anti-infeccioso, impotência, depressão.

O Pólen

O pólen é a parte fecundante da flor transportada pelas abelhas para a colmeia.

Composição Química (Masson, 1994):

Proteínas: 35%

Glícidos: 40%

Lípidos: 5%

Água: 5%

Outros: 15%

Observação

Outros: vitaminas A, B, C, D e E, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, enzimas, antibióticos e antibactericidas.

Propriedades Terapêuticas

O pólen age como bactericida e antibiótico, regulariza o metabolismo, o sistema hormonal e nervoso, reanimador e estimulante, nutritivo, combate a obesidade, a fadiga intelectual, estimula a actividade mental, combate a queda de cabelos.

Possui uso muito importante para o tratamento da esterilidade, impotência, prostatite e adenoma prostático.

O pólen pode ser consumido em bolinhas bem mastigadas ou em cápsulas. Deve ser tomado preferencialmente pela manhã ou entre as refeições, no total de 2 colheres de sopa por dia (por volta de 30g).

Fonte: www.apocalipse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário