sábado, 1 de junho de 2013

Feijoada Brasileira

Certamente na boca começa o coração. É justamentre pelo paladar, mas estimulado pelos demais sentidos; visão, olfato, audição e tato, que a comida é integralmente entendida, assimilada e cerimonialmente integrada ao corpo. 
Comer não é apenas um ato biológico; é antes de tudo um ato simbólico e tradutor de sinais, de reconhecimentos formais, de cores, texturas, de temperaturas e de estéticas.  Pois comeré ato que une memória, desejo, fome, significados, sociabilidades, ritualidade que dizem da pessoa e do lugar em que vive. 
Os alimentos transformados em comida indicam pertencimento a uma região, a um segmiento étnico, a uma família, a um grupo social, a um pais.  O sentido/sentimento de comer acompanha a pessoa em seu cotidiano e no tempo ritualizado das festas.  Formação da Culinária Brasileira - Catálago (SENAC)

Depois do idioma, é a comida o mais importante vínculo com a identidade de um povo, de uma cultura, pois o valor ancestral da comida está no encontro da pessoa com a história.

Restaurante Tarrafas                
sábado, dia de reunir a família e os amigos para degustar uma saborosa feijoada. Separe uma boa cachaça, selecione o limão, açúcar, copos.
Corte o limão, coloque o açúcar cachaça, gelo e  prepare a caipirinha ou aquela batidinha e vamos comemorar.
O ato de comer não envolve uma simples questão de sobrevivência, mas também revela nossa história e um amplo conjunto de experiências vividas por nossos antepassados.
A feijoada é um exemplo bastante interessante disso, sendo rotineiramente consumida em diversas regiões do país e bastante identificada como um dos pratos que definem a culinária brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário