sábado, 27 de julho de 2013

Argentina Vê Queda no Consumo de Carne


Consumo de Carnes.


Um filé-mignon grosso e suculento, de carne de bois alimentados com grama: para muitos argentinos, um festim como esse é visto como um direito natural.

Mas o consumo de carne bovina caiu tanto ao longo das décadas que a Argentina perdeu sua posição no topo do ranking de consumo per capita deste tipo de carne, título que os pecuaristas estão lutando para reconquistar do vizinho Uruguai.
Filé sendo colocado em grelha de churrascaria de Buenos Aires, Argentina
Filé sendo colocado em grelha de churrascaria de Buenos Aires, Argentina

No ano passado, por exemplo, o consumo per capita de carne bovina pelos argentinos foi de 58,5 quilos, superando em muito o dos norte-americanos, que comeram 26 quilos.
Mas o consumo atual argentino é uma sombra dos mais de cem quilos que cada homem, mulher e criança do país consumiu em 1956.

Outro abalo surgiu com um estudo que afirma que o número de pizzarias na capital, Buenos Aires, logo vai superar o de churrascarias.

Como se isso não bastasse para abalar a psique nacional, neste ano, o país caiu para o 11º lugar -abaixo da Nova Zelândia e México- no ranking mundial de exportadores de carne bovina. Com isso, o jornal "La Nación" decretou "o fim do reinado".

POR QUÊ?

Os motivos da crise variam. Os preços do produto dispararam com a inflação.

Os pecuaristas alegam que o controle de preços do governo com o objetivo de impedir queda ainda maior no consumo interno causaram caos no setor porque tornam muito dispendiosa a manutenção de grandes rebanhos.

Outros, tendo em vista a crescente demanda chinesa por grãos, dizem que compensa mais plantar soja.

Em um açougue portenho, por exemplo, o corte "quadril" teve alta de 90% (para US$ 12,75 o quilo).

"Estamos vendo um declínio histórico no setor de carne bovina", afirma Ernesto Ambrosetti, economista da Sociedade Rural Argentina, a maior associação de agricultores do país.

Há ainda quem veja a queda do consumo como prova de uma mudança de paradigma: os argentinos estariam optando por uma dieta mais variada e saudável, com carne de aves e mais vegetais.

Tradução de PAULO MIGLIACCI
24/07/2013 - 04h43
Argentina vê queda no consumo de carne
SIMON ROMERO
DO "NEW YORK TIMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário