sábado, 31 de agosto de 2013

Controladoria e as Funçoes do Controller


CONTROLADORIA: É o departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis de determinada entidade, com ou sem finalidades lucrativas.

.Controlar, organizar e reportar dados e informações relevantes para os tomadores de decisões;
.Manter permanente monitoramento sobre os controles das diversas atividades e do desempenho de outros departamentos;

DEVE ESTAR CAPACITADA:

.Organizar e reportar dados e informações relevantes para os tomadores de decisões;
.Manter permanente monitoramento sobre os controles das diversas atividades e do desempenho de outros departamentos;
.Exercer uma força ou influência capaz de influir nas decisões dos gestores da entidade.

MONITORAMENTO DAS ATIVIDADES EMPRESARIAIS:
Necessária uma adequada integração entre os sistemas contábeis, orçamentários e padrões.

Só é possível afirmar que há um efetivo controle se as respostas forem afirmativas para perguntas como:

.É conhecida a origem de cada ingresso de recursos e o destino de cada saída?
.As receitas e as despesas estão dentro dos valores e limites esperados?
.Os desvios nesses parâmetros são de rápido conhecimento dos gestores responsáveis?
.São tomadas providências para corrigir tais desvios?
.Os sistemas de informações existentes permitem o adequado registro e acompanhamento das tomadas de decisões?

ESTRUTURA DA CONTROLADORIA

Contábil e Fiscal à escrituração contábil e fiscal, geração de relatórios societários e fiscais, publicações, atendimento à fiscalização, auditoria, etc.

Planejamento e Controlle do orçamento, projeções e simulações, análise de custos, análise contábil e de desempenho por centros de responsabilidades, planejamento tributário, etc.

FUNÇÕES DA CONTROLADORIA

Apoio à alta direção na avaliação da eficácia e eficiência dos vários departamentos e mostrar os pontos de estrangulamento
presentes e futuros que põem perigo ou reduzem a rentabilidade da empresa.

AS FUNÇÕES DA CONTROLADORIA SEGUNDO KANTIZ:

INFORMAÇÃO:Compreende os sistemas contábil-financeiro-gerenciais,

MOTIVAÇÃO: Refere-se aos efeitos dos sistemas de controle sobre o comportamento;

COORDENAÇÃO: Visa centralizar informações com vista na aceitação de planos. O Controller toma conhecimento de eventuais inconsistências dentro da empresa e assessora a direção, sugerindo soluções; avaliação: interpreta fatos, informações e relatórios, avaliando os resultados por área de responsabilidade, por processos, por atividades, etc.;

PLANEJAMENTO: Assessora a direção da empresa na determinação e mensuração dos planos e objetivos;

ACOMPANHAMENTO: Verifica e controla e evolução e o desempenho dos planos traçados a fim de corrigir falhas ou de revisar tais planos.

O PAPEL DA CONTROLADORIA:

.Assessorar as diversas gestões da empresa,
.Integrar informações e reportá-las para, facilitar o processo decisório.

O PAPEL DO CONTROLLER?

.Planejamento estratégico à assessorar os principais gestores fornecendo informações rápidas e confiáveis sobre a empresa;
.Planejamento operacional à desenvolver um modelo de planejamento baseado no sistema de informação atual;
.Cabe ao responsável pela Controladoria exercer a função de perito ou de juiz, conforme o caso, assessorando de forma independente na conclusão dos números e das medições quantitativa e qualitativa.

CARACTERÍSTICAS DA FUNÇÃO DO CONTROLLER

Dependendo do organograma da empresa, o título de controller pode ser aplicado a diversos cargos nas áreas administrativas, contábeis e financeira ,traduzir os desempenhos passados e presentes em gráficos de tendência e em índice;

Com níveis de responsabilidade e remuneração que dependem do setor e do porte das organizações.
Nas empresas de menor porte, O controller normalmente também é responsável por outras atividades, tais como: informática, finanças, departamento pessoal etc.

.Em essência, no exercício de sua função, o moderno controller deve ter uma visão proativa, permanentemente dirigida para o futuro.

.Deve ter capacidade de prever;

.Possuir o necessário discernimento para tomar a iniciativa na elaboração de relatórios;

.Fornecer as informações específicas a cada usuário; ter uma visão proativa e preocupada com o futuro, visto que pouca coisa pode ser feita, na prática, com a análise restrita aos fatos passados, que não podem mais ser gerenciáveis;

.Elaborar relatórios da forma mais rápida possível, gerando informações atualizadas e confiáveis;

.Insistir na análise e estudo de determinados problemas, mesmo que os executivos das áreas envolvidas não estejam dando a devida atenção para os fatos reportados pela Controladoria; sempre que possível, assumir a posição de conselheiro ou exercer o papel de consultor na busca de solução para os problemas.

.Ser imparcial e justo em suas críticas e comentários, ao desempenhar a função de controle e avaliação do desempenho dos demais departamentos e executivos da da organização;

.Ter a capacidade de “vender” suas idéias;

.Ter a capacidade de compreender que, no desempenho de suas funções, suas contribuições para outras áreas sofrem limitações

QUALIFICAÇÃO DO CONTROLLER PARA OS NOVOS TEMPOS

.Nos tempos atuais, o controller deve ser um profissional multifuncional, ou seja, deve acumular experiências nas áreas contábeis, financeiras e administrativas.

.A valorização do cargo de controller é conseqüência direta da necessidade das empresas de elaborar o planejamento estratégico e controlar com cada vez mais rigor, os custos administrativos, financeiros e de produção dos bens e serviços.

Para atender às exigências do mercado de trabalho, os conhecimentos exigidos para o desempenho das funções de controller são:
.Contabilidade e finanças;
.Sistemas de informações gerenciais;
.Tecnologia de informação;
.Aspectos legais de negócios e visão empresarial;
.Métodos quantitativos;
.Processos informatizados da produção de bens e serviços.

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