sábado, 31 de agosto de 2013

Conceito e Definição da Atividade Turística

O QUE É TURISMO?

“A soma de fenômenos e de relações que surgem das viagens e das estâncias dos não residentes, desde que não estejam ligados a uma residência permanente nem a uma atividade remunerada”.(W.Hunziker e K. Krapf.Universidade de Berna, 1942).

“Os deslocamentos curtos e temporais das pessoas para destinos fora do lugar de residência e de trabalho e as atividades empreendidas durante a estada nesses destinos”. (Burkart e Medlik,1981).

“Turismo é o movimento provisório de pessoas, por períodos inferiores a um ano, para destinos fora do lugar de residência e de trabalho, as atividades empreendidas durante a estada e as facilidades são criadas para satisfazer as necessidades dos turistas”.(Mathieson y Wall,1982).

“O Turismo compreende as atividades que realizam as pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes ao seu entorno habitual, por um período consecutivo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras”.
(Organização Mundial do Turismo – OMT, 1994).

O QUE É A ATIVIDADE TURÍSTICA?

É um conjunto complexo de inter-relações de diferentes fatores que devem ser considerados conjuntamente sob uma ótica sistemática. Um conjunto de elementos inter-relacionados que evoluem de forma dinâmica.

Existem quatro elementos básicos no conceito da atividade turística :
1.Demanda – Formada por um conjunto de consumidores – ou possíveis consumidores – de bens e serviços turísticos.

2.Oferta – Composta pelo conjunto de produtos, serviços e organizações envolvidas ativamente na experiência turística.

3.Espaço Geográfico – Base física na qual tem lugar a conjunção ou o encontro entre a oferta e a demanda e em que se situa a população residente, que, se não é em si mesma um elemento turístico, é considerada um importante fator de coesão ou desagregação, conforme é levado em conta ou não a hora de planejar a atividade turística.

4.Operadores de Mercado – Empresas e organismos cuja principal função é facilitar a inter-relação entre a oferta e a demanda. Aqui se encontram as agências de viagens, as companhias de transporte regular e aqueles órgãos públicos e privados que, mediante seu trabalho profissional, são artífices da organização e/ou promoção do turismo.

O QUE É DEMANDA TURÍSTICA?

Turistas, viajantes e visitantes formam a demanda turística e, por trás desse termo, encontram-se um grupo heterogêneo de pessoas.(OMT).

Viajante – “Qualquer pessoa que viaje entre dois ou mais países ou entre duas ou mais localidades em seu país de residência habitual”.(OMT,1995).

Visitante – “Todos os tipos de viajantes relacionados ao turismo”.(OMT,1995).

Turista – “Passageiro que permanece uma noite, pelo menos, em um meio de alojamento coletivo ou privado do país visitado”. (Secretaria de Estado do Comércio, Turismo e da Pequena e Média Empresa. Espanha,1993-1996).

“Excursionista – Viajante que não pernoita num meio de alojamento coletivo ou privado do país visitado”. (Secretaria de Estado do Comércio, Turismo e da Pequena e Média Empresa. Espanha, 1993-1996).

Definições sobre a Demanda :

Economistas – A relação da quantidade de qualquer produto ou serviço que as pessoas queiram e possam comprar por cada preço específico,em um conjunto de preços possíveis, durante um dado período de tempo. Introduz a idéia de elasticidade, que descreve a relação entre demanda e preço, ou outras variáveis.

Psicólogos – Vêem a Demanda do ponto de vista da motivação comportamental. O psicólogo levanta a pele do turista para examinar a interação entre personalidade, ambiente e demanda turística.

Geógrafos – “O número total de pessoas que viajam, ou gostariam de viajar, para utilizar instalações ou serviços turísticos em lugares afastados de seus locais de residência e trabalho”.(Mathieson e Wall, 1982).Implica uma ampla gama de influências além do preço, como determinantes da demanda, e inclui não apenas aqueles que realmente participam do turismo, mas também aqueles que desejam participar, mas não o fazem por alguma razão.

Turistas, viajantes e visitantes formam a demanda turística e, por trás desse termo, encontram-se um grupo heterogêneo de pessoas.(OMT).

Viajante – “Qualquer pessoa que viaje entre dois ou mais países ou entre duas ou mais localidades em seu país de residência habitual”.(OMT,1995).

Visitante – “Todos os tipos de viajantes relacionados ao turismo”.(OMT,1995).

Turista – “Passageiro que permanece um noite, pelo menos, em um meio de alojamento coletivo ou privado do país visitado”. (Secretaria de Estado do Comércio, Turismo e da Pequena e Média Empresa.Espanha,1993-1996).

“Excursionista – Viajante que não pernoita num meio de alojamento coletivo ou privado do país visitado”. (Secretaria de Estado do Comércio, Turismo e da Pequena e Média Empresa. Espanha, 1993-1996).

CONCEITOS DA DEMANDA TURÍSTICA

Componentes básicos que formam a Demanda Turística total :

Demanda Real ou Efetiva – É o número real de participantes do turismo ou aqueles que estão viajando, os turistas de fato. Este é o componente mais fácil e comumente medido e a maior parte das estatísticas de turismo referem-se à demanda efetiva.

Demanda reprimida – É formada por aquela parcela da população que não viaja por alguma razão, que por sua vez se distingue em :
Demanda potencial – Àqueles que viajarão em uma data futura, se passarem por alguma mudança nas circunstâncias de sua vida. Ex. Seu poder aquisitivo pode aumentar ou eles poderão ter férias melhor remuneradas, tendo potencial para passar para a categoria de Demanda Efetiva.

Demanda Protelada – É a demanda adiada por causa de um problema no âmbito da oferta, como a falta de capacidade de hospedagem, de condições meteorológicas ou até de atividade terrorista. Quando as condições de oferta estiverem mais favoráveis, serão convertidos em Demanda Efetiva.

Sem-Demanda – São aqueles que não desejam viajar ou não têm condições.

A Demanda Turística pode ser observada também de outras formas como:

Substituição da Demanda – A demanda por uma atividade (Férias, organizada por conta própria) é substituída por outra (estada em hospedagem comercial).

Redirecionamento da Demanda – Quando a localização geográfica da demanda é trocada.Ex.: Uma viagem à Espanha é redirecionada para a Grécia por causa da superlotação nas hospedagens.

TIPOS DE TURISMO, TENDO EM VISTA A DEMANDA

Turismo Doméstico: Residentes Visitando seu próprio país.
Turismo Receptivo: Não Residentes procedentes de um determinado país.
Turismo Emissor: Residentes do próprio país se dirigem a outros países.
Turismo Interior: Doméstico e receptivo.
Turismo Nacional: Doméstico e emissor.
Turismo Internacional: Emissor e receptivo.

O Consumidor do Turismo, ao tomar decisões, se comporta através de uma série de razões que o motivam:

1.Energizadores de Demanda – São forças de motivação que levam a um turista a decidir visitar uma atração ou sair de férias.

2.Efetivadores de Demanda – O consumidor terá desenvolvido idéias a respeito de uma destinação, um produto, uma organização, através de um processo de aprendizagem, atitudes e associações, a partir de mensagens promocionais e informação, afetando a imagem do consumidor e o conhecimento de um produto turístico, elevando ou diminuindo os vários energiza dores que levam à ação do consumidor.

3.Os papéis e o processo de decisão – O papel importante é aquele do membro da família que está geralmente envolvido nos diferentes estágios do processo de aquisição e na resolução final das decisões sobre quando, onde e como o grupo irá consumir o produto turístico.

4.Determinantes da Demanda - Sustenta o processo de decisões do consumidor do turismo. Ainda que haja a motivação, a demanda é filtrada, limitada e canalizada devido a fatores econômicos (renda), sociológicos (grupos de referência, valores culturais) ou psicológicos (percepção de risco, personalidade, atitudes).

O QUE É OFERTA TURÍSTICA?

“Conjunto de produtos turísticos e serviços postos à disposição do usuário turístico num determinado destino, para seu desfrute e consumo” (OMT).

Gastos Turísticos – “Todo gasto de consumo efetuado por um visitante ou por conta de um visitante, durante seu deslocamento e sua estada no lugar de destino” (OMT).

Dentro do Conceito de Gastos Turísticos, obtemos as seguintes combinações:

1.Alojamento
2.Alimentação
3.Transporte
4.Lazer, cultura, atividades esportivas
5.Compras
6.Outros

Estas atividades, são realizadas no lugar de Destino Turístico, pois é onde se assenta a Oferta turística. A atividade das agências de viagens, principalmente nos mercados de origem é tecnicamente, uma função de mediação entre a oferta e a demanda turísticas, realizando uma função de comercialização da oferta, comunicando e distribuindo o produto turístico.

ATIVIDADES E OFERTA TURÍSTICAS

DESTINO TURÍSTICO

“País, região ou cidade para onde se dirigem os visitantes, tendo-os como principal objetivo” (Bull,1994).

“Concentração de instalações e serviços planejados para satisfazer as necessidades dos turistas” (Cooper et al.,1993).

O Destino Turístico, é o lugar para onde se desloca a demanda, a fim de consumir o produto turístico. O deslocamento é um dos elementos determinantes da experiência turística. O lugar para qual se dirige pode ter a dimensão de :

Núcleo Turístico. Ex. Parque temático).

Zona Turística. EX. Costa do Sol, Município Turístico(Benidorm) ou como região (Canárias).

A Oferta Turística apresenta um padrão complexo no mundo, porque se localiza em ambientes diversos e em contextos econômicos e sociais diferentes, estando em contínua expansão, à medida que os limites do prazer alcançam lugares cada vez mais distantes e remotos.

As destinações turísticas são variadas, possuindo características comuns:

São Amálgamas – É um núcleo que compõe atrações, amenidades( hospedagens, venda de comida e bebida, entretenimento, comercio varejista e outros serviço),acesso (transporte local, terminais de transportes), serviços auxiliares, na forma de empresas e organizações locais.

São Experiências Culturais – Os turistas consideram uma destinação como sendo atraentes e valendo o investimento de tempo e dinheiro gastos na visita.

Inseparabilidade – O turismo é consumido onde é produzido.

As destinações turísticas são utilizadas não apenas por turistas, mas também por outros grupos, servindo aos residentes e trabalhadores, durante o ano todo, em algumas épocas do ano ou em todas. A maioria dos locais compartilha o seu uso.

O QUE É HOSPITALIDADE?

É uma noção que parece ser simples mas, pelo contrário é uma das mais complexas, das mais ricas e aparentemente das mais contraditórias”

(Montandon, A. Lieux d’hospitalité. Clemond – Ferrand: Press Universitaires Blaise Pascal, 2001.p.13).

“Envolve um amplo campo de estruturas, serviços e atitudes que, intrinsecamente relacionados proporcionam o bem-estar ao hóspede”

(Cruz, R. C. A. Hospitalidade Turística e fenômeno urbano no Brasil : considerações gerais. In: DIAS, Célia M.M. Hospitalidade, reflexões e perspectivas. São Paulo: Manole, 2002.p.39.

Segundo Aristóteles : a Hospitalidade é uma das mais importantes virtudes da sabedoria humana, devendo ser praticada com equilíbrio. Associada à amizade, à generosidade e à prática das boas maneiras, contribui para exteriorizá-la.

Segundo Platão : É o primeiro dos deveres de todos os cidadãos. Um dever sagrado. O seu desrespeito merece o castigo divino.

Hospitalidade é o espaço disponibilizado para o outro, passando a ser elemento constitutivo desse novo contexto, independentemente do outro ser um estrangeiro ou alguém familiar, proveniente de perto ou de longe, podendo ser definida como uma ação de mutualidade, que permite aos indivíduos e às famílias de lugares diferentes constituírem-se em sociedade, provendo alojamento e prestando serviços.
(Gotmann, A. Le Sens de l’hospitalité. Paris.Press Universitaires de France, 2001)

Segundo Belchior e Poyares : “Hospitalidade sob qualquer uma de suas formas, compreende essencialmente a prestação, gratuita ou não, de serviços obtidos normalmente por uma pessoa em seu próprio lar, mas que, por não possuí-lo, ou por dele estar ausente temporariamente, não os têm à disposição.Quanto á hospitalidade proporciona acomodações para repouso ou deleite, caracteriza-se a hospedagem, acompanha ou não de refeições.Se apenas estas são fornecidas existirá hospitalidade, porém não hospedagem.
(BELCHIOR, E.O.; POYARES,R. Pioneiros da Hotelaria no Rio de Janeiro.São Paulo: Ed.Senac, 1987. p.16.)

ACOLHIMENTO: É um ato voluntário que introduz um recém-chegado, ou um estranho, em uma comunidade ou em um território, que o transforma em integrante desta comunidade ou em habitante legítimo deste território e que, a esse título, o autoriza a beneficiar-se, ou parte, das prerrogativas que se relacionam com o seu novo status, provisório ou definitivo. (GOUIRAN, 1994,p.180.)

Mandamentos que podem ou necessitam compor uma carta de hospitalidade:

A necessidade da acolhida é universal. Todos os homens necessitam uns dos outros;
A hospitalidade consiste em tratar o visitante como um amigo;
O Sorriso é um gesto que representa o prazer em receber alguém;
A cortesia se manifesta por meio da boa aparência, da educação, da amabilidade e da presteza;
A melhor maneira de acolher alguém é querer acolhê-lo.
(GOUIRAN)

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