sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Cardápios, A tecnologia do Aplicativo já está pronta


O aplicativo para tablets e smartphones capta a imagem do cárdapio em português e traduz para a língua do turista.

Você têm acompanhado na série Vamos Fazer Bonito, a saga dos turistas pelas cidades que vão sediar a Copa no Brasil.E na hora que bate aquela fome? será que eles conseguem entender o cardápio de comidas brasileiras? O Márcio Carneiro, do Maranhão, pensou numa solução para esse problema.

"A ideia do Babel surgiu a partir de um problema. um problema que até mesmo o fantástico mostrou com a série da glorinha, ou seja, os turistas . A questão da língua é uma barreira importante que tem muitas dificuldades a serem resolvidas", explica.

O aplicativo para tablets e smartphones capta a imagem do cárdapio em português e traduz para a língua do turista.

"O turista chega num restaurante, recebe o cardápio e não consegue entender nada. então, se ele tem o aplicativo e aquele restaurante participa do sistema ou é associado ao sistema, aquele conteúdo vai estar no servidor. então, ele basta apontar a câmera pro cardápio e ele vai ouvir aquele conteúdo na língua dele".

A tecnologia do aplicativo já está pronta, mas a previsão é que ele só esteja disponível até a copa do mundo.

A ideia seria para a Copa como um teste e pra olimpíada podendo disponibilizar com várias línguas que teria uma demanda muito maior.

“Eu acho que todo mundo que já passou a dificuldade de estar em outro país, enfrentar uma barreira lingüística, sendo num restaurante, viu como é difícil. então, eu acho que a gente tem que se colocar no lugar desse visitante. e, se a tecnologia poder ajudar, acho que ela deve ser utilizada”.

Assista ao vídeo em: http://g1.globo.com/fantastico/quadros/canal-f/noticia/2013/05/aplicativo-poder-auxiliar-turistas-com-cardapios-de-comidas-brasileiras.html
Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário