domingo, 2 de maio de 2010

Omelete




A omelete é um alimento feito de ovos batidos com manteiga ou óleo, geralmente com outros ingredientes como queijo, presunto, legumes ou mesmo combinações destes. Para obter-se uma textura fofa, os ovos são batidos com uma pequena quantidade de leite, creme ou mesmo água, para possibilitar a formação de bolhas de vapor presas no ovo cozido. As bolhas tornam a omelete leve e fofa. Tradicionalmente, omeletes são parcialmente cozidas na parte de cima e não são viradas antes de serem dobradas.
Acredita-se que a omelete surgiu na antiga Pérsia. Ovos batidos eram misturados com ervas picadas, fritos até ficarem firmes, e depois cortados em pedaços, para formar um prato conhecido como 'kookoo'. Acredita-se que tal receita alcançou a Europa através do Oriente Médio e da África do Norte, onde sofreu adaptações e originou a frittata italiana, a tortilla espanhola e a omelette francesa.
Na França, sua criação foi em 1888 por Annette Poulard, no Monte Saint-Michel, na Normandia. Ela elaborou uma refeição nutritiva e de fácil preparo para os famintos peregrinos que chegavam ao Santuário de São Miguel. Hoje na entrada do local há o restaurante Mére Poulard.

O sucesso dessa forma depende mais da qualidade da frigideira e da distribuição da manteiga do que do próprio cozinheiro.
O ovo utilizado para a alimentação humana é quase exclusivamente de galinha, o qual vem sido apreciado e consumido desde o começo da civilização. Para os filósofos da antiguidade ele era visto como símbolo da vida e da fertilidade, interpretado como os quatro elementos:

* A casca representava a terra
* A clara representava a água
* A gema representava o fogo
* O vácuo localizado dentro da casca em sua parte mais arredondada representava o ar

Para a gastronomia, ele é um dos produtos mais talentosos e essenciais a ser usado na cozinha.

Um ovo com o peso médio de 60 g. é composto de:
* 12% de casca
* 58% de clara
* 30% de gema
* 3 mm de ar

O valor comercial dos ovos é baseado em 2 critérios:
1. Tamanho - eles são classificados em 7 classes como:
N 1 - 75 g. e varia 5 g. decrescendo até a classe N 7 com 45 g.




2. Frescura - são classificados de acordo com a data de embalagem como:

A - Ovos frescos a câmara de ar não deve ter a altura superior a 1/20 do maior diâmetro do ovo. A gema deve ser homogenicamente transparente, estar situada no centro e a clara deve apresentar-se limpa.

B - Ovos semi-frescos a altura da câmara de ar não deve ultrapassar 1/6 do maior diâmetro do ovo.
C - Somente conveniente para
uso industrializado
a câmara de ar não deve possuir altura superior a 1/3 do maior diâmetro do ovo e sua base será sempre bem limitada.



Técnicas usadas para saber as condições de frescura do ovo:


Inspeção externa permite verificar a limpeza, a cor, o brilho da casca, resto de cal na superfície, o cheiro, mobilidade dos componentes nele contidos e indicadores de envelhecimento.

Observação
por transparência
ele é colocado em frente a uma luz para verificar o volume da câmara de ar e as alterações da posição da gema.

Devido à evaporação da água através dos poros de sua casca, um ovo fresco perde, diariamente, pequenas frações de peso. Porém, se guardado em um lugar separado somente para os ovos no refrigerador, sem ter sido lavado e com a parte pontuda colocada para baixo, ele pode ser conservado por um período de 30 dias.

Não existe nenhuma diferença nutritiva entre o ovo da galinha doméstica e ovo da galinha de granja, como também a cor branca e a marrom não influenciam em sua qualidade.

Como servir e comer o omelete:
SERVIR: é servido em um prato grande, em qualquer refeição com recheio feito de: galinha, presunto, ragout, queijo, cogumelo, tomate, verdura, etc.
COMER: como no omelete não existem porções sólidas que precisem ser cortadas antes de comer, para comê-lo, é usado somente o garfo grande que é colocado do lado direito do prato.
Com o garfo na mão direita a porção a ser comida é partida e levada à boca. Como acompanhamento, é servido torradas ou pão branco com manteiga.
Bebida
Para acompanhar o omelete pode ser tomado com um vinho branco ou tinto com pouco .

Montagem da Mesa
1. Garfo grande do lado direito;
2. Prato de pão do lado esquerdo;
3. Faca de manteiga sobre o prato de pão;
4. Copo de vinho branco ou tinto, 1 cm acima do garfo;
5. Pimenteiro e saleiro;
6. Cesta com pão e torradas;
7. Guardanapo sobre o prato de pão.




Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário