quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Chef Emmanuel Bassoleil apresenta primeira linha de pescados da Amazônia com o selo Friend of the Sea


Guilherme Blank, Emmanuel Bassoleil e Christianne Urioste


O Chef Emmanuel Bassoleil apresentou ontem (28), no Hotel Unique, um cardápio especial elaborado com a primeira linha de pescados da Amazônia com o selo “Friend of the Sea”, principal certificação internacional para pesca s
ustentável. O pedido veio do Walmart Brasil e da Noronha Pescados, que lançam essa semana a linha “Sabores da Amazônia”.

A linha conta com sete espécies da região - Pirarucu, Tucunaré, Piramutaba, Pescada Amarela, Pescada Branca, Surubim e Aruanã, pescados
por meio de um sistema de rastreamento que contempla desde localização, volume adequado de pescado e o período de reprodução e desova.
Abaixo segue uma das receitas elaboradas pelo chef Emmanuel Bassoleil: Surumbi ao Creme de Champagne Caviar e também a ficha técnica de cada peixe.

Receita Sustentável - Surumbi ao Creme de Champagne Caviar
Por Emmanuel Bassoleil



Rendimento: Serve 4 pessoas

Ingredientes
Filé:
4 filés de surumbi fresco sem pele e espinhos (160gr cada
sal e pimenta-do-reino branca

Creme:
½ garrafa de champagne
50gr de cebola roxa (échalote) picada
200ml de caldo de peixe
100ml de creme de leite fresco
4 colheres de sopa cheias de caviar preto
sal e pimenta-do-reino-branca

Purê de Inhame:
400gr de inhame descascado e cortado em pedaços
600ml de leite
100gr de manteiga
sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Molho:
Coloque em uma panela a cebola roxa e o champagne. Deixe reduzir ¾, junte o caldo de peixe e o creme de leite. Cozinhe 5 minutos em fogo baixo. Tempere com sal e pimenta do reino. Bata no liquidificador e passe na peneira. Acrescente o caviar na hora de servir.

Purê de Inhame:
Cozinhe o inhame no leite com um pouco de sal. Escorra o inhame e bata no processador com a manteiga. Tempere com sal e pimenta do reino. Se preciso, utilize um pouco do leite de cozimento para deixar o purê mais liso e cremoso.

Peixe:
Tempere os filés de surumbi fresco com sal e pimenta do reino. Transfira-os para uma assadeira untada com manteiga, despeje um copo de champagne e cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 200°c por 8/10 minutos.

Montagem:
Em prato fundo, coloque o purê de inhame, o filé de peixe por cima e cubra com o creme de caviar. Decore com um ramo de alho japonês

Fonte:

http://gastronomiaenegocios.com/gn/home/revista/ver/856/chef-emmanuel-bassol

Nenhum comentário:

Postar um comentário