sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Queijo Coalho


Queijo Coalho

Queijo coalho de Pernambuco – só pela foto já dá para ver a diferença de textura daqueles no palito vendidos em supermercados
A origem do Queijo Coalho Pernambucano foi o assunto da palestra do chef César Santos do restaurante Oficina do Sabor no congresso Mesa Tendências, evento que faz parte da Semana Mesa SP organizadas pela revista Prazeres da Mesa e o Senac de São Paulo, que teve como tema desse ano a Sustentabilidade.
Munido de uma colher de pau, mais um item que estamos proibidos de utilizar na “democracia” brasileira; o chef começou a nos mostrar em vídeo esse queijo, que é um patrimônio gastronômico pernambucano que luta por uma denominação de origem.
O grande problema é que a inquisição dos alimentos no Brasil proíbe a utilização de leite cru. O leite precisa ser pasteurizado para que não provoque danos à nossa saúde. Agrotóxicos, conservantes, aditivos, etc, são muito bons para a nossa saúde e devem inclusive serem consumidos em larga escala; mas queijo com leite cru faz um mal danado!
O queijo de coalho pernambucano só é permitido para consumo dentro do Estado. Como é o caso do queijo da Canastra em Minas Gerais, que mesmo sendo desde 2008 considerado patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não pode ultrapassar “legalmente” as fronteiras mineiras.
Enfim, muamba da boa agora é queijo!
Foto: Alessander Guerra – foto do vídeo feito pelo chef César Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário