domingo, 14 de novembro de 2010

Segurança nos Hotéis do Brasil. Podemos confiar?


Segurança nos Hotéis do Brasil. Podemos confiar?


Quando você realiza uma reserva de hotel, as expectativas são de uma boa prestação de serviços e é claro, um local seguro. Essas são algumas das promessas feitas por muitos gerentes. Entretanto, as promessas muitas vezes ficam no papel ou no telefone. O que vemos no Brasil hoje é a insegurança tomando conta da população, seja em casa, na rua ou qualquer outro lugar. E não é de hoje que os hotéis fazem parte desse grupo de lugares inseguros. Quem nunca ouviu um relato de furtos nos apartamentos, ou quem nunca passou por uma experiência desagradável como essa? O sentimento de insegurança entre os hospedes dos hotéis do Brasil é muito grande e aumenta cada vez mais. Mas o pior dessa história é que muitos hotéis lavam suas mãos para muitas coisas que acontecem em seu ambiente, deixando o hospedes a mercê da sorte.

Esses fatos, muitas vezes escondidos pelos hotéis, costumam ser reforçados e discutidos quando a imprensa se envolve. Já se tornou frequente acompanharmos pelos meios de comunicação, fatos sobre violência e insegurança em hotéis, sejam pequenos furtos, grandes roubos e até casos de agressões e mortes! Então, nos perguntamos: até que ponto os hotéis trabalham para tornar o ambiente realmente seguro para seus hóspedes? Será que eles se preocupam com isso de verdade ou é só discurso?

Na tentativa de resolver esse tipo de problema, muitos hotéis dizem utilizar sistemas internos de TV e monitoramento, além das equipes de segurança por todos os corredores. Acontece que nem sempre essas precauções são eficazes, isso nas poucas vezes em que elas são utilizadas. Muitos estabelecimentos se consideram ambientes "seguros", mas raros são os que conseguem realmente transparecer aos seus hóspedes esse sentimento de segurança e liberdade. Muitas vezes o hotel acaba sendo um ambiente de exclusão de seus hóspedes, que sentem medo de deixar o quarto e ir até a piscina, por exemplo.

Uma ilustração real que demonstra a fragilidade e insegurança dos hotéis no Brasil foi o triste fato acontecido em um hotel no Rio de Janeiro. O local foi invadido por traficantes no ultimo dia 22 de agosto e utilizado como escudo para uma futura fuga. Para evitar o confronto com a polícia, após uma festa na favela da Rocinha, 40 bandidos invadiram o hotel e fizeram reféns hóspedes e funcionários, durante aproximadamente 4 horas. Após negociação com a polícia, os reféns foram libertados. A repercussão negativa mundial em relação à segurança dos hotéis no Brasil foi grande e só afirma o fato de que o Rio de Janeiro, um dos destinos mais procurados no mundo, é também uma das cidades mais violentas.

O fato não é exclusividade da cidade do Rio de Janeiro. Hotéis no Brasil inteiro enfrentam problemas similares, onde os principais prejudicados são os hóspedes, que necessitam do serviço, mas que infelizmente, não podem contar com a segurança necessária. Os hóspedes não se sentem seguros na grande maioria dos hotéis do Brasil.

O grande problema do país é que não existe um sistema de segurança realmente confiável e eficaz, principalmente quando o assunto é segurança em hotéis. Falta também mão-de-obra especializada e capacitada para trabalhar com a segurança. Nossa polícia é mal remunerada e mal preparada e as escolas técnicas da área de segurança particular ainda não consideram a segurança para hotéis, por exemplo, como um assunto prioritário.

A solução para que esses problemas possam ser superados é o investimento por parte dos governos (federal, estadual e municipal) em profissionais qualificados e bem remunerados, que possam transparecer a segurança necessária para a população. Outra forma que retornará em resultados efetivos é o apoio do governo às redes hoteleiras, através de créditos financeiros destinados ao investimento em segurança e mão-de-obra qualificada, treinamentos e uma melhor condição para as busca por profissionais qualificados.


Fonte:

http://www.artigonal.com/turismo-e-viagem-artigos/seguranca-nos-hoteis-do-brasil-podemos-confiar-3310733.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário