terça-feira, 29 de maio de 2012

Mexilhão e Suas Proteinas


Uma das 14.000 variedades da família dos moluscos. É um animal invertebrado sem articulações, de corpo mole envolvido em conchas sólidas, equivalvas, de bordo dorsal levemente encurvado e que vive em água salgada. Como todos os ostráceos, o mexilhão é hermafrodita e suas ovas, depois de fecundados fixam-se num manto onde permanecem em incubação durante cerca de um mês, estando preparados para um vida independente.

Os mexilhões são pescados no Canal Inglês, Mar do Norte, Mar Mediterrâneo e nas duas Costas do Atlântico. Sua forma é alongada, variando entre 9 a 20 mm de largura e de 40 a 60 mm de comprimento com uma tonalidade que varia do azul-escuro ao verde. As espécies mais conhecidas são Toulon, Meis e Pfahl. O corpo desse molusco é mais carnudo, seu gosto é mais amariscado e aromático do que a ostra. Possui alto teor de cálcio, ferro, iodo e em média 80 calorias por cada 100 gramas. Devido a sua abundância em alguns países, seu preço comercial é relativamente baixo, sendo às vezes, chamado de ostra dos pobres.
O mexilhão destaca-se pelas suas proteínas de elevada qualidade. O teor de gordura é reduzido o que faz com o que tenha um baixo valor calórico. Em minerais, o mais abundante é o iodo, embora também seja uma fonte razoável de ferro e cálcio. As vitaminas são predominantemente do grupo B, destacando-se o ácido fólico.

Precauções a serem tomadas:

Comprado fresco:
sua concha tem que está sempre bem fechada. Deve ser cozido, no máximo dentro de três dias, a partir da data que foi pescado.
  Comido cru:   
somente até no máximo 24 horas do momento em que foi pescado.
                                                                   Cozido:
ele pode ser guardado em refrigerador e comido no máximo em 48 horas.

                                                       Antes de ser Comido:
para que seja tirada toda a sujeira que o envolve, o mexilhão tem que ser lavado com uma escova em água corrente. Caso alguma concha esteja aberta antes ou fechada, depois que ele for cozido, jogue-a imediatamente fora, pois esse molusco possui bastante proteína e, uma vez estragado, pode ocasionar uma grave infecção intestinal.

Lave bem os mexilhões em água corrente. Numa panela grande, misture todos os ingredientes. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos ou até que os mexilhões se abram. Durante o tempo do cozimento, mexa 2 ou 3 vezes. Descarte os mexilhões que não abriram e as folhas de salsão. Sirva em uma travessa.
 
Como servir e comer o Mexilhão:
Servir: uma porção de 18 a 22 mexilhões por pessoa. É servido no próprio molho em um prato fundo pré-aquecido e comido com a ajuda das mãos.

Comer: pode ser comido de dois modos:
1. Método mais conhecido: comido com a ajuda das mãos, usando uma das conchas do próprio mexilhão para pegar a carne da outra concha, levando-a até à boca e, em seguida, tomando o molho, diretamente, da outra concha. As conchas vazias são colocadas em um prato grande que foi posto na mesa para este propósito e os dedos são lavados na taça com água morna e limão.
2. Com a colher na mão direita, a concha é presa, e com o garfo de peixe na mão esquerda, é retirado o mexilhão de sua concha, levando-o à boca. O molho é tomado com a colher usando a mão direita. Pão baguete com manteiga de alho acompanha os dois tipos de serviço.


Bebida:

Para acompanhar o mexilhão servido no próprio molho com ou sem a concha, é oferecido um vinho branco gasoso da uva Riesling
Montagem da Mesa:
1. Garfo de peixe do lado esquerdo;
2. Colher grande do lado direito;
3. Prato de pão do lado esquerdo;
4. Faca de manteiga sobre o prato de pão;
5. Copo de vinho branco, 1 cm acima da colher;
6. Prato grande para colocar as conchas vazias;
7. Taça com água morna e limão para lavar os dedos;
8. Cesta com pão;
9. Guardanapo sobre o prato de pão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário