sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O que é a ISO 22000?


A ISO 22000 é uma norma que pretende especificar os requisitos a que as empresas inseridas na cadeia alimentar devem obedecer a fim de garantir a integridade e qualidade dos alimentos. Ela pode ser implantada individualmente ou em conjunto com outros sistemas já existentes, como por exemplo o da ISO 90001:2000.

A ISO 22000 especifica requisitos para um "Sistema de Gestão de Segurança Alimentar", onde as empresas ou organizações:
• Tenham necessidade de demonstrar a sua capacidade de controlar os perigos e pontos críticos relacionados com a segurança alimentar, de forma a poderem, de uma forma consistente, fornecer alimentos que atendam quer aos requisitos acordados com os clientes, quer aos requisitos regulamentares de segurança alimentar.

• Busquem a melhoria da satisfação dos clientes através do controle efetivo dos perigos e pontos críticos de controle, incluindo aqueles processos para atualização e melhoria do sistema.

A quem se aplica a ISO 22000?

A ISO 22000 pode aplicar-se a todos os tipos de empresas/organizações dentro da cadeia alimentar. Assim, podem incluir-se desde produtores de grãos a Operadores de transporte e armazenamento.

Quais os benefícios para os usuários?

Os principais benefícios para as empresas/organizações que implementem os princípios e requisitos desta Norma são, entre outros:
• Otimização do sistema de comunicação entre os parceiros comerciais;
• Otimização de recursos quer internamente quer ao longo da cadeia alimentar;
• Melhor documentação;
• Melhor planejamento e menos verificação/inspeção no final do processo;
• Controle dos Perigos e Pontos Críticos mais eficiente e dinâmico;
• Base sólida para a tomada de decisão;
• Base para a melhoria das auditorias "due diligence";
• Foco para o controle no que é necessário e importante;

O que é a ISO 22000?

A ISO 22000 é uma norma para os Sistemas de Gestão de Segurança de Alimentos voltadas para empresas que se preocupam em assegurar controles dos perigos em toda sua cadeia produtiva de alimentos, garantindo que o alimento está seguro no momento do consumo humano.

A ISO 22000 tem como objetivo facilitar a comercialização em toda a cadeia da indústria de alimentos mundial, uma vez que muitos países, incluindo o Brasil, estão buscando proteger a sua população, desenvolvendo normas nacionais. A nova norma pretende unificar e complementar as diferentes exigências feitas aos exportadores da cadeia alimentar, contribuindo para a reeducação das barreiras técnicas.

Quem pode se beneficiar com a ISO 22000?

Empresas envolvidas na comercialização, fabricação, tratamento e distribuição de produtos alimentícios e _commodities essenciais, em particular produtores de alimentos, varejistas, abastecedores, cozinhas comerciais e seus fornecedores.

Quais são os benefícios da ISO 22000?

Vários são os benefícios da ISO 22000, entre elas estão:

.Controle dos riscos e determinação de medições preventivas eficientes;

.Aumento da segurança do produto;

.Análise sistemática e realização de fluxos de processos seguros e eficientes em termos de segurança e controle de processo de alimentos para detectar a tempo riscos envolvendo higiene e segurança de embalagens;

.Aumento da confiança do consumidor e revendedor na segurança, qualidade e legalidade do produto;

.Análise sistemática e realização de fluxos de processos seguros e eficientes em termos de segurança e controle de processo de alimentos para detectar a tempo riscos envolvendo higiene e riscos perigosos de saúde para os consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário