domingo, 25 de agosto de 2013

Frigo-Bar Controle e Manutenção

Frigo-Bar Exelente fonte de Renda

Enquanto os hotéis na Europa e nos Estados Unidos tiram o frigobar de dentro dos quartos, no Brasil o movimento é inverso: o cliente estranha se não tem uma minigeladeira quando se hospeda durante uma viagem, seja de lazer ou de negócios. Ausente apenas em determinadas redes de hospedagem econômica, o frigobar pode representar até 5% do faturamento de um hotel. Quanto mais luxuoso o empreendimento, mais importante é a renda gerada pela minigeladeira, devido ao perfil dos hóspedes.

A) - Procedimento e Controle

Governanta supervisionará o bom funcionamento do mini-bar.

.Os itens do mini-bar, bem como sua disposição é determinada pela gerencia.
.A pessoa responsável pelo minibar deverá ter uma copa exclusiva onde manterá o estoque fixo destinada a reposição diária do minibar.
.O Frigo-Bar deverá ter uma programação de limpeza, onde deve ser desligado e ligado para execução do trabalho.
.Procederá a correta limpeza. Especialmente as borrachas de vedação e u fundos dos minibares.

B) - Na conferencia, atenção as seguintes situações:

.Que não exista garrafa ou lata vazias dentro do mini-bar
.Que todos tenham Cardápio e em bom estado
.Que os copos sejam iguais e limpos, os mesmos não podem ser limpo com trapos
.Garantir que não tenha produtos vencidos
.Garantir a reposição de todos mini-bares diariamente
.Selar o mini-bar cada vez que houver abastecimento
.Passará a Governanta a lista de consumo do mini-bar por andar.C) - Através da Governanta:
.Será passado para Recepção as comandas de consumo de cada apartamento para que seja lançado na conta do hóspede.
.Será passado para Recepção as comandas de consumo de cada apartamento para que seja lançado na conta do hóspede.
.Será passado a comanda original com o resumo do consumo por andar para o receptor. O qual providenciará o abastecimento.
.Será passado a comanda original com o resumo do consumo por andar para o receptor. O qual providenciará o abastecimento.

D) - CONSUMO DO MINIBAR

.Deve ser verificado diariamente pela camareira.
.Em seguida, ela anota os produtos consumidos na ficha de controle.
.Esta ficha deve ser encaminhada à recepção ou ao Guest Service, para débito do consumo na conta do hóspede.
.Em muitos hotéis, a camareira lança o consumo, pelo telefone do apartamento, comunicando direto com a recepção.
.Uma comanda deve ficar para ser entregue ao abastecedor.
.Caso algum item ainda esteja sendo consumido pelo hóspede, a camareira deve anotar na ficha de controle, fazer a reposição e deixar no minibar o item que está em consumo.
.Para saidas antecipadas é usado o sistema de "honor check out”: o recepcionista pergunta ao hóspede o que ele consumiu, caso a camareira ainda não tenha conferido. Esse hábito é de praxe quando o hóspede deixa o hotel ainda cedo.

E) REPOSIÇÃO DO MINIBAR

Abastecedor:

.Pegar com a camareira a comanda do consumo.
.Anotar o consumo na ficha de controle.
.Repor os itens que estão faltando, de acordo com as quantidades estabelecidas pelo par estoque.
.Ver ficar o prazo de validade dos produtos

F) - PROCEDIMENTO PARA LIMPEZA DO MINIBAR

.Desligar a tomada, nunca puxando pelo fio. Forrar embaixo da porta.
.Colocar o seletor da geladeira no ponto degelo.
.Retirar os objetos de cima da geladeira.
.Retirar bebidas e alimentos que estiverem dentro geladeira.
.Afastar a geladeira da parede.
.Retirar as formas de gelo e jogar as pedras de gelo na pia do banheiro.
.Retirar as grades da geladeira.
.Deixá-la descongelar, com a porta aberta.
.Após o degelo, retirar o coletor de água da geladeira.
.Passar um pano umedecido em água limpa, na parte interna, portas, cantos e friso de borracha.
.Passar um pano umedecido em álcool.
.Secar com um pano macio, sem felpa.
.Fechar a porta da geladeira e limpar do lado de fora, passando primeiro um pano umedecido em água, depois, um pano com água e, por último, secando com um pano macio.
.Passar um pincel seco na parte externa do motor da geladeira.
.Colocar a geladeira no lugar.
.Limpar as formas de gelo abastecê-las com água filtrada, secar por baixo da forma e recolocá-las na geladeira.
.Verificar a data de validade dos produtos do minibar e possíveis adulterações, anotando as irregularidades.
.Limpar e recolocar as grades na geladeira.
.Limpar os produtos com um pano umedecido em água e recolocá-los na geladeira.
.Ligar a tomada na parede.
.Ligar o seletor da geladeira, de acordo com as instruções da governanta.
.Fechar a porta da geladeira.
.Recolocar os objetos que estavam sobre a geladeira.
.Retirar o forro colocado no piso.

III - CHEK-OUT - SAIDA DE APARTAMENTO

.A camareira deve fazer a verificação do apartamento na saída do hóspede.
.Logo que tomar conhecimento da saída, deve entrar no apartamento e verificar a possível falta de roupas, utensílios e outros objetos e, também, estragos em equipamentos, consumo do minibar, se o hóspede não esqueceu alguma coisa.
.Se houver alguma irregularidade, a camareira deve comunicar o fato à governanta ou a recepção, de imediato.
.Nesse caso, a arrumação segue exatamente a mesma seqüência do apartamento ocupado.
.A diferença é que não havendo objetos do hóspede, permitindo que se faça uma melhor limpeza dentro do armário e nas gavetas.
.Todas as etapas devem ser cumpridas, preparando o apartamento para um novo hóspede.

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