terça-feira, 6 de agosto de 2013

Produção do Champanhe

CHAMPANHE
Localizadas no Nordeste de Paris, as regiões produtoras das uvas para a produção do champanhe estendem-se sobre os distritos de Marne, Aube e Aisne, com suas principais regiões produtoras: Montagne de Reims, Marne Valley, Cotes de Blancs e Vallee de la Marne.
O champanhe é produzido das uvas Pinot Noir, Pinot Menier e Chadonnay que são plantadas em solo calcário na região Champanhe.
Método Champanhe: é o nome dado ao processo da segunda fermentação do vinho que acontece na própria garrafa. Após a primeira fermentação o vinho é misturado em média com dez a trinta vinhos mais velhos da região Champanhe, até que atinja o sabor desejado pelo produtor. Em seguida ,é adicionado ao vinho, açúcar e um tipo especial de fermento. A garrafa é fechada com uma rolha e, então, é iniciado na garrafa, o processo da segunda fermentação que dura de três a quatro meses.

Após três semanas de fermentação, na posição horizontal, as garrafas são colocadas inclinadas nos buracos dos cavaletes de madeira com forma de acento circunflexo para que assim, após o processo de rodar a garrafa diariamente, em 1/8 do seu diâmetro, por um período de seis semanas a três meses, o depot se acumule na boca da garrafa. Então ocorre o processo de "disgorged" em que a boca da garrafa é congelada, a rolha e o depot são retirados (da garrafa) e de imediato é adicionado ao champanhe uma dosagem de, em média, 4 cl. A mistura é um segredo de cada firma (conhaque, champanhe antiga, licor, açúcar ou outros ingredientes). Em seguida, coloca-se uma segunda rolha e a garrafa é posta no depósito para que o champanhe atinja seu amadurecimento natural.
O processo usado na produção do champanhe também é usado por várias firmas de outros países, porém, o nome champanhe não deve ser usado na etiqueta. O nome Champanhe só é permitido ser colocado nos rótulos das garrafas em que o produtor seja membro da cooperativa dos Produtores de Champanhe da região Champanhe, na França.

Países que usam o método Champanhe:

País Nome
Itália Asti Spumante
Espanha Cava
Alemanha Sekt
França Vin moussex (outras regiões)
Ucrânia Krimsekt

Direção dos gostos:

Extra Brut

Brut é adicionado de 0 a 6g de açúcar. É bastante seco.

é adicionado até 15g de açúcar por garrafa. É seco.

Sec
dosagem em média é de 12 a 20 g. de açúcar por garrafa.

Demi-Sec
quantidade de açúcar de 35 - 50 g. por garrafa. É meio doce.

Doux
bastante licor (açúcar) adicionado, normalmente mais de 50 g. por garrafa. É doce.

Os melhores champanhes são envelhecidos por um período de 5 a 10 anos.

Marcas de champanhe mais conhecidas:

Ayala, J.Bollinger, Charle Heidsieck, Henriot & Co., Mailly, Moet & Chondon, Piper-Heidsieck, Pommery & Greno, Taittinger.

Como servir o Champanhe:

Ele é servido a uma temperatura entre 5 e 8 Cº para a branca e 7 e 10 Cº para tinto, em um copo de champanhe em forma de tulipa ou taça em uma quantidade de 10 cl.

A pressão do gás carbônico é em média de 3,5 bar por litro.

Os champanhes secos "dry" são geralmente tomados como aperitivo ou acompanhado durante a refeição por alguns pratos e o doce é servido após a refeição.

Para manter a temperatura do champanhe depois que a garrafa for aberta, ela deve ser acondicionada dentro de um balde com gelo e colocado próximo ao cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário